96,5 MUTUM
AO VIVO
COMPARTILHE
COM OS AMIGOS!
1 ano atrás - 20/05/2022

Projeto Sinopóleo é ampliado para escolas estaduais; Na rede municipal arrecadação já ultrapassa 110 litros

Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

A unidade escolar Jorge Amado foi a primeira escola estadual a receber o projeto Sinopóleo, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável em conjunto com a iniciativa privada. O projeto lançado, oficialmente, no final do mês de março, nas escolas da rede municipal de ensino de Sinop.


A secretaria informa que o avanço do projeto, abrangendo também as unidades estaduais é em decorrência da importância da ação de reciclagem e a possibilidade de alcançar uma camada maior da sociedade. “O objetivo do projeto é reduzir o impacto ao meio ambiente com o despejo irregular desse material. Ele contamina o solo e nosso lençol freático e, consequentemente, nossos rios são prejudicados. Por isso estamos levando essa ação para as escolas estaduais com intuito de alcançar mais famílias e aumentar a redução da agressão à natureza”.


O projeto já realizou duas coletas que somam 117 litros de óleo usado. A primeira foi na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Vereador Rodolfo Valter Kunze. Na oportunidade, 41 litros de óleo foram doados ao projeto. A segunda coleta foi na Escola Tiradentes. Nessa unidade foram recolhidos 76 litros.


O material que seria despejado no meio ambiente e causaria contaminação do solo e lençol freático, agora se tornará biocombustível, explica o proprietário da empresa responsável pela execução do projeto, Igor Arantes. “Firmamos uma parceria com a Inpaza que receberá todo o material recolhido pelo projeto e o transformará em biocombustível. O óleo passa pela decantação e posteriormente é transformado em combustível ecologicamente correto, que é 65% menos CO2 em nosso ar e isento de enxofre”, disse.


As escolas do município onde são pontos de coleta do óleo de cozinha usado, estão identificadas com um cartaz com a explicação do projeto. Toda a população, tendo ou não o filho matriculado na unidade, poderá destinar o óleo usado para a reciclagem. Todo recurso conquistado com a venda do material, será usado pela comunidade escolar para aplicação em benefício da própria unidade e em especial, aos alunos, com a aquisição de materiais pedagógicos e pequenas manutenções.

FONTE: Assessoria