96,5 MUTUM
AO VIVO
COMPARTILHE
COM OS AMIGOS!
1 ano atrás - 08/06/2022

Shopping Sinop recebe exposição da Marinha em comemoração a invencibilidade conquistada pelo Brasil em 1865

Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

O Shopping Sinop vai receber nesta quinta (9), sexta (10) e sábado (11), das 10h às 22h, uma exposição da Agência Fluvial de Sinop. O evento faz parte de uma série de comemorações que a Marinha realiza em referência a Batalha Naval do Riachuelo.


O coordenador de marketing do shopping, Marcos Venício, destacou a importância de se comemorar a data e oferecer destaque para a história do país.


“Para comemorar a vitória do Brasil no conflito continental em 1865, 20 militares, com medida de revezamento, participarão da ação. Teremos também uma embarcação de casco rígido, com motor 60 Hp, que pode ser usada durante o dia e noite e que transporta até 08 pessoas”, pontuou Marcos.


De acordo com o Capitão-Tenente Vinícius, serviços como: orientações para regularização de embarcações, emissão de habilitação, informações de como ingressar na Marinha e explicação sobre a missão institucional da Força Naval serão oferecidas para os visitantes.


“O nosso objetivo é celebrar a Data Magna da Marinha, comemorada no dia 11 de junho. É uma lembrança da Batalha Naval do Riachuelo que aconteceu na guerra do Paraguai, o maior conflito do hemisfério sul, e a Marinha do Brasil tem a invencibilidade intacta até hoje”, pontuou o Agente Fluvial de Sinop.



BATALHA NAVAL DO RIACHUELO


O Capitão-Tenente Vinícius, explicou que a Guerra da Tríplice Aliança: Brasil, Argentina e Uruguai, contra o Paraguai (1864-1870), foi o maior conflito na história da América do Sul, deixou um legado de união, solidariedade e superação aos brasileiros, com emprego das Forças Armadas e plena mobilização da população.


Na campanha naval, o Brasil enfrentou uma Marinha preparada para o ambiente fluvial e com vantagens, tanto na proximidade do apoio logístico como no apoio de fogo de terra, mesmo assim os brasileiros saíram triunfantes.


“A Batalha Naval do Riachuelo, evento decisivo e vitorioso, ocorrida em 11 de junho de 1865, foi marcada pela bravura de aguerridos marinheiros e fuzileiros navais, que, incentivados pelos célebres sinais de Barroso: ‘O Brasil espera que cada um cumpra o seu dever’; e ‘Sustentar o Fogo, que a vitória é nossa’, superaram adversidades de toda ordem, muitos deixando suas vidas em combate”, explicou o Oficial.


Desde então, a Marinha do Brasil comemora, todos os anos, em 11 de junho a Data Magna da Marinha, para relembrar os feitos heroicos dos homens que lutaram na Batalha Naval do Riachuelo.


“Nós, os reconhecemos como exemplos e lembramos os seus atos às gerações que os sucederam. Nossa participação nessa batalha deixou um legado de heroísmo, bravura, superação e amor ao Brasil”, concluiu Vinícius.

FONTE: Assessoria