96,5 MUTUM
AO VIVO
COMPARTILHE
COM OS AMIGOS!
2 meses atrás - 17/05/2021

Comandantes da PM discutem redução de índices; regional de Sinop tem queda de 45% nos roubos

Comandantes regionais e das unidades da Polícia Militar se reuniram para discutir temas como redução dos índices criminais, investimentos em fardamento, armamentos, infraestrutura, padronização de procedimentos, entre outras questões.

Na abertura da reunião, o comandante-geral da PM, coronel Jonildo José de Assis, parabenizou os comandantes pelo empenho nas ações preventivas e de repressão à violência apontando os resultados alcançados. Assis citou como exemplo o aumento na apreensão de drogas, que nos dados gerais passou dos 150%. Já a queda dos índices de homicídios e roubos, de 31% e 24%, em 2019 e 2020, também foi abordada e elogiada pelo comandante.


No caso dos homicídios dolosos, as regionais com maiores percentuais de redução foram, o 5º Comando Regional de Barra do Garças, com queda de 31%, 6º Comando Regional de Cáceres, com 24%, e 15º Comando Regional de Peixoto de Azevedo, com 22%.


Nos índices de roubos, a redução foi maior de 45%, no 3º Comando Regional, com sede em Sinop, seguido do 4º CR de Rondonópolis, onde registrou queda de 38%. Terceiro colocado, o 2º CR de Várzea Grande, computou 36% a menos no número de roubos.


De acordo o com coronel Carlos Eduardo Pinheiro da Silva, subchefe de Estado Maior Pinheiro, esses encontros presenciais ocorrem semestralmente, mas por causa da pandemia vinham sendo realizados de forma virtual. Esse é o primeiro presencial desde o agravamento dos índices da Covid-19. “São importantíssimos para a troca de informações, avaliação do planejamento e a adoção de novas estratégias de policiamento, conforme as necessidades apresentadas”.


Sobre o fardamento, o coronel Pinheiro explicou que o processo de aquisição pelo governo do Estado está sendo finalizado, incluindo os destinados para as unidades especializadas. Em breve todos os policiais estarão usando as novas fardas. Além de mais conforto aos policiais, o fardamento instituíra a identidade visual do efetivo.


Os coronéis Assis, Pinheiro e Francyanne entregaram certificados de reconhecimento aos comandantes dos CR’s que contribuíram no resultado de queda dos índices criminais. Receberam os certificados por maior dedução de roubos os comandantes Wesney Sodré (3º CR), Wendel Sódré(4º CR) e Wankley Rodrigues (2ºCR). Pela queda dos índices de homicídios dolosos os comandantes, Souza (5º CR), Tapajós (6º CR) e James Ferreira (15ºCR).