96,5 MUTUM
AO VIVO
COMPARTILHE
COM OS AMIGOS!
2 meses atrás - 24/05/2021

Vacinação contra Covid-19 atenderá pessoas com 45 anos ou mais a partir de terça; veja programação

A Secretaria de Saúde inicia, a partir desta terça-feira (25), a vacinação em primeira dose contra Covid-19 para o público com 45 anos ou mais com comorbidades. Para isto, abrirá mais dois pontos de atendimento: Centro Integrado de Atendimento (CIA) Umuarama e, Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria Vindilina II.

Com esta decisão, sobe para nove os locais de vacinação, tendo atendimentos também nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) Palmeiras, Primaveras, Nações, Sabrina, Alto da Glória e Camping Club e, no Centro Integrado em Atendimento à Saúde Municipal (CIAMS) Jacarandás.


Não é preciso pressa ou aglomerações. A vacina estará disponível ao grupo no decorrer da semana.  À exemplo do que já vem sendo praticado, e conforme recomendado pelos governos Estadual e Federal, a vacinação para o paciente com comorbidade é feita mediante apresentação do laudo médico que descreve qual a comorbidade, acompanhado do CID da doença.


Quem faz acompanhamento nas Unidades Básicas de Saúde, pode solicitar o documento em sua unidade de referência. O prazo de emissão é de 24 horas. O laudo é retido no ato da vacinação e anexado ao cadastro do vacinado. É importante apresentar também algum documento oficial com foto, cartão SUS ou CPF, além do cartão de vacinação.


Quais são as comorbidades atendidas, conforme a sexta edição do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19?


Diabetes mellitus; Pneumopatias crônicas graves; Hipertensão Arterial Resistente (HAR); Hipertensão Arterial estágio 3; Hipertensão Arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão e/ou comorbidade. Doenças cardiovasculares; Insuficiência cardíaca; Cor-pulmonale e hipertensão pulmorar; Cardiopatia hipertensiva; Síndromes coronarianas; Valvopatias; Miocardiopatias e Pericardiopatias; Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas; Arritmias cardíacas; Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados. Doença cerebrovascular (AVC isquêmico ou hemorrágico; ataque isquêmico transitório; demência vascular); Imunossuprimidos; Doença renal crônica (estágio 3 ou mais (taxa de filtração glomerular < 60 ml/min/1,73 m2) e/ou síndrome nefrótica); Anemia falciforme; Obesidade mórbida (IMC) ≥ 40; Cirrose hepática.


PONTOS FIXOS DE VACINAÇÃO – 1ª DOSE – COMORBIDADES (45 ANOS OU MAIS)


A partir de terça-feira (25/05)


Das 7h às 10h30 e das 13h às 16h30:


UBS Alto da Glória


UBS Camping Club


UBS Nações


UBS Palmeiras


UBS Primaveras


UBS Maria Vindilina II


CIA Umuarama


UBS Sabrina –  das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30;


CIAMS Jacarandás - das 13h às 17h30


Obs: apresentação do laudo médico com descrição da comorbidade e CID (o documento será retido e anexado ao cadastro do vacinado); algum documento oficial com foto, CPF ou cartão SUS e o cartão de vacinação.