96,5 MUTUM
AO VIVO
COMPARTILHE
COM OS AMIGOS!
1 ano atrás - 29/04/2022

Fertilizantes: portos do Paraná registram alta de 28% em desembarques no 1° trimestre

FOTO: Divulgação
FOTO: Divulgação


Os portos paranaenses são as principais portas de entrada de fertilizantes no país. A confirmação é do ministério da economia com base nos dados do primeiro trimestre do ano: cerca de 31,5% dos insumos importados pelo brasil entraram pelo país por Paranaguá e Antonina. De janeiro a março do ano passado, 149 navios descarregaram quase 2,4 milhões toneladas de fertilizantes. Já no primeiro trimestre deste ano, 191 navios descarregaram mais de 3 milhões de toneladas de adubo, um aumento de 28%.


Com o aquecimento na importação do produto, grande parte ocasionada pela antecipação de compra, o terminal paranaense aumentou a produtividade em 30%. A medida segue em vigência e a administração do porto informou também que está em permanente diálogo com o segmento para manter a fluidez e produtividade na descarga dos fertilizantes.


De acordo com a assessoria da portos do paraná, a capacidade de armazenamento ainda não está no limite, mas perto disso. porém o movimento é dinâmico; com as chegadas e saídas constantes de embarcações, o volume vai diminuindo e abrindo mais espaço no estoque. Hoje há 14 embarcações aguardando para descarregar cerca de 468 mil toneladas de fertilizantes. No mesmo dia em 2021 eram apenas 3 navios.

FONTE: Canal Rural