96,5 MUTUM
AO VIVO
COMPARTILHE
COM OS AMIGOS!
1 ano atrás - 20/04/2022

Governo de MT apresenta tecnologias e inovações em feira agroindustrial em Sinop

Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

O Governo de Mato Grosso, por meio da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), participa da maior feira agroindustrial da região norte do Estado, a Norte Show. O evento, que tem a abertura programada para 18h desta terça-feira (19.04), ocorre em Sinop (a 500 km de Cuiabá) e segue até sexta-feira (22.04). 


Na abertura da feira estarão presentes o presidente da Empaer, Renaldo Loffi, as diretoras Flavia de Souza Almeida, de Administração Sistêmica, e Denise Ávila Guterres, da Assistência Técnica e Extensão Rural, além de coordenadores e técnicos. 


Em uma área de um hectare, a Empaer irá apresentar várias culturas, tecnologia e inovações para atender toda a cadeia da agricultura familiar, pecuária e o cultivo em larga escala. 


Durante a feira, os visitantes terão a oportunidade de conhecer as variedades do café robusta/conilon – espécie híbrida desenvolvida pela Embrapa, adaptada à região amazônica; seis variedades de mandioca, uma horta hidropônica com diversidade de hortaliças, capineiras como capiaçu e kurumi e frutíferas como pitaia e limão Taiti enxertado - carro chefe do Centro de Pesquisa da Empresa; entre outros.


No espaço, os técnicos da Empaer irão mostrar novas tecnologias com drone, no uso de defensivos agrícolas na cultura do café, sendo mais uma ferramenta para ser usada no campo. Terá, ainda, um espaço da estufa da hidroponia utilizando a energia fotovoltaica com a bomba interligada à tecnologia off-grid, realizando a irrigação. Na prática, o sistema irá alimentar os painéis, podendo ser usada em residências e em propriedades rurais. Na falta de energia elétrica, será um forte aliado para evitar a perda da hortaliça.


Na nutrição animal, o manejo do capiaçu, que já tem uma boa aceitação dos produtores da região, principalmente na pecuária leiteira, será a atração. Serão passadas orientações sobre as formas de plantio, irrigação, silagem, entre outros.


Ainda, parceria com o Conselho Estadual das Revendas de Produtos Agropecuários (Cearpa) deverá garantir informação da importância do recolhimento das embalagens dos defensivos agrícolas.

FONTE: Assessoria