A pesquisa Aprendizagem na Educação Básica: Situação Brasileira no Pós-Pandemia revelou que somente 5% dos alunos do ensino médio apresentaram conhecimento adequado em matemática em 2023.
O índice está abaixo do registrado no período pré-pandemia, em 2019, quando era de 6,9%. Ainda segundo o estudo, 32,4% dos estudantes alcançaram aprendizagem adequada em língua portuguesa.
Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (28) pela organização Todos Pela Educação. O levantamento também indica queda nos índices de aprendizagem em outras etapas da educação básica (veja mais abaixo).
Principais resultados
5º ano do ensino fundamental (2023): 55,1% dos estudantes com aprendizagem adequada em língua portuguesa (em 2019, eram 56,5%); 43,5% com aprendizagem adequada em matemática (em 2019, eram 46,7%).
9º ano do ensino fundamental (2023): 35,9% dos estudantes com aprendizagem adequada em língua portuguesa (o mesmo índice de 2019); 16,5% com aprendizagem adequada em matemática (em 2019, eram 18,4%).
Ensino médio (2023): 32,4% dos estudantes com aprendizagem adequada em língua portuguesa (em 2019, eram 33,5%); 5,2% com aprendizagem adequada em matemática (em 2019, eram 6,9%).