96,5 MUTUM
AO VIVO
COMPARTILHE
COM OS AMIGOS!
2 semanas atrás - 02/10/2021

Comitiva formada por senador e deputado visitam Embrapa Sinop

FOTO: Assessoria
FOTO: Assessoria

A Embrapa Sinop foi um dos pontos visitados pela comitiva composta pelo senador Wellington Fagundes, deputado estadual Xuxu Dal Molin e várias outras autoridades de Sinop e região na tarde da última quarta-feira (29). 


O grupo foi recebido pela chefia do centro de pesquisa. O chefe-geral, Auster Farias, fez uma breve apresentação das áreas de atuação da empresa em Mato Grosso, destacando as pesquisas com sistemas integrados de produção agropecuária, agricultura de baixa emissão de carbono, geotecnologias e sensoriamento remoto.


Auster mostrou ao grupo que embora esteja sediada em Sinop, a Embrapa Agrossilvipastoril atua em todo o estado e muitas vezes em parceria com outros centros de pesquisa da Embrapa e com instituições públicas, privadas e do terceiro setor. Entre os maiores parceiros está a Universidade Federal de Mato Grosso, campus Sinop. Cerca de 100 estudantes de graduação e pós-graduação passam anualmente pelo centro de pesquisa como estagiários ou bolsistas, além de desenvolverem pesquisas de mestrado no campo experimental da Embrapa, sob orientação de pesquisadores.


Após assistir a um vídeo institucional, a comitiva visitou um dos blocos de laboratórios, onde o chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento, Alexandre Nascimento, mostrou equipamentos de ponta usados na pesquisa para mensurar e analisar o estoque de carbono no solo.


O grupo também pôde ver parte da estrutura da usina fotovoltaica que acaba de entrar em funcionamento no centro de pesquisa, gerando energia suficiente para suprir cerca de 30% da demanda.


Ao fim da visita, senador, deputado e prefeito receberam a publicação Agricultura Movida à Ciência, que destaca a atuação da Embrapa em todo o país, contribuindo para a o desenvolvimento de tecnologias para o setor agropecuário nacional.

FONTE: Assessoria