96,5 MUTUM
AO VIVO
COMPARTILHE
COM OS AMIGOS!
2 meses atrás - 20/01/2022

Filme sobre benzedeira mato-grossense de 108 anos é lançado nesta quinta-feira

FOTO: Reprodução
FOTO: Reprodução

Fé de Francisca”, filme média-metragem que homenageia a benzedeira Francisca Correa da Costa, de 108 anos, será exibido pela primeira vez hoje (20), no espaço Aldeia Velha, em Chapada dos Guimarães. O evento se estende até o próximo domingo (23), sempre às 20h, e conta com apresentação musical de Paulo Monarca e Santian.


O filme média-metragem dirigido por Henrique Santian é um híbrido entre documentário e videoarte, que retrata os saberes tradicionais de Francisca.


Ela nos convida, em sua fala mansa, para um mergulho no mundo deste universo encantado. A cura pela fé, o poder das plantas medicinais e suas memórias afetivas nos permitem perspectivas sensoriais, que são narradas artisticamente por personagens que afloram sua ancestralidade, produzido com vários artistas performers e contendo o altar de Francisca como instalação artística”, relata o produtor.


O projeto foi idealizado pelo fotógrafo-documentarista e produtor audiovisual Henrique Santian. De acordo com ele, “Fé de Francisca” é fruto de uma relação singular e intuitiva, reunida de afeto e trabalho. Há sete anos, o produtor documenta artisticamente a vida de Francisca em registros fotográficos, vídeos e áudios. “Durante este tempo, grande parte se fez por respeito. No afeto dessa amizade, o tempo trouxe o merecimento de iniciar este trabalho”, afirma Santian.


Em 2021, Santian foi selecionado com o projeto transmídia “A Fé de Francisca”, aprovado e premiado em primeiro lugar no edital “Conexão Mestre da Cultura”, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). Promovendo uma das maiores homenagens já realizadas até hoje. Santian ressalta que, por questões de ineditismo, o filme será lançado apenas em sessões presenciais sem veiculações virtuais. 


Vó Francisca


Francisca Correa da Costa, 108 anos, nasceu na região de Lixeira, Lagoinha de Baixo, zona rural de Chapada dos Guimarães, Mato Grosso. Vó Francisca, mãe de 12 filhos, parteira desde os seus 10 anos de idade, tem também um reconhecido trabalho na cura pela fé e pelas plantas do cerrado. A humildade, pluralidade com a religião e o altruísmo dela inspiram a todos.

FONTE: José Lucas Salvani / Olhar Conceito