1. Chapada dos Guimarães
Foto: Reprodução
A 70 km de Cuiabá, Chapada dos Guimarães é um dos principais destinos de ecoturismo do estado. Você irá se apaixonar com tantas paisagens lindas, cachoeiras e paredões de pedra.
A Chapada é o lugar perfeito para contemplar a imensidão da natureza e relaxar. Uma das atrações mais famosas é a Cachoeira Véu de Noiva. É possível hospedar-se nos confortáveis hotéis de Cuiabá e, de lá, explorar a região da Chapada.
2. Nobres
Foto: Redes Sociais
A beleza natural é simplesmente surpreendente, Nobres é um dos pontos turísticos do Mato Grosso preferidos pelos amantes de aventura. Você pode fazer flutuação em rios de águas cristalinas, observar várias espécies de peixes, praticar boia-cross, conhecer algumas cachoeiras, fazer tirolesa e muito mais
As atrações mais famosas ficam no distrito de Bom Jardim que você vê na imagem acima, a cerca de 150 km de Cuiabá.
3. Vale do Araguaia
Foto: Divulgação
O Centro-Oeste brasileiro tem praia sim! O Vale do Araguaia, está localizado entre as fronteiras dos estados do Mato Grosso e Goiás, a 518 km de Cuiabá.
São 34 municípios que preservam aldeias indígenas, cachoeiras, rios, grutas e a Praia da Arara. Com água doce, além de areia branquinha e fofa, mas se você gosta de misticismo, é no Vale do Araguaia que ficam as Serras do Roncador e Azul. Ambas são consideradas, por ufólogos e esotéricos, regiões de contato com extraterrestres.
4. Cáceres
Foto: Rede Social
Para amantes de pesca o paraíso está a 214 km de Cuiabá, este é o local de pesca mais conhecido do Mato Grosso. É Cáceres, que atrai pescadores esportivos do mundo inteiro. A abundância de espécies e às águas propícias para a pescaria faz o lugar se tornar além de ponto turístico um lugar especial para a prática. Paraguai, Cabaçal e Jauru são alguns dos rios que cortam a região e oferecem peixes como pacu e dourado. Mas você também encontra passeios históricos em sítios arqueológicos e no centro urbano. Entre as atrações estão a Praça Barão do Rio Branco, Catedral São Luiz e outros pontos turísticos.
5. Campo Novo do Parecis
Foto: Divulgação
A cidade é cortada por mais de 6 rios. e tem como forte a prática esportiva. Para os aventureiros, o rapel no Santo Utiariti e a queda d’água com 85 metros de altura fazem fazer parte da sua história de vida. Há também o Balneário Rio Verde e a Cidade da Pedra, com rochas de 20 metros, localizada no Chapadão do Parecis.
São muitos os motivos que fazem dessa parte do Brasil uma região especial.