96,5 MUTUM
AO VIVO
COMPARTILHE
COM OS AMIGOS!
2 meses atrás - 19/04/2022

SINOP: Secretaria de Trânsito implanta sinalização viária nos bairros Adriano Leitão e Paulista

Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

Os bairros Residencial Adriano Leitão e Jardim Paulista começaram a receber a implantação das sinalizações horizontais e verticais. Os trabalhos realizados pela equipe de pintura da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano devem ser concluídos, integralmente, esta semana.


Faixas de pedestre, divisória de pista e substituição de placas de trânsito são alguns dos trabalhos realizados. As pinturas são legais e determinadas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O objetivo é garantir sua utilização adequada e possibilitar melhor fluidez no trânsito, bem como garantir maior segurança aos condutores dos veículos e pedestres que usam de ruas, avenidas e travessas da cidade.


O secretário da pasta, Joubert Sacramento, explica que a implantação da sinalização é uma das prioridades de sua gestão, por aumentarem a segurança de quem as usam e organiza o fluxo dos veículos. “Desde que assumimos a pasta, intensificamos a sinalização não somente das horizontais, mas como das verticais. Muitas vias não tinham sinalização e com isso o número de imprudências eram muito altas o que resultava, muitas vezes, em acidentes. Não chegamos ao ideal ainda, mas já avançamos muito e a mudança já é perceptível”, comentou.


Na prática, a pasta tem priorizado vias públicas que nunca havia recebido sinalização horizontal ou que manutenções não eram feitas há muito tempo, como é o caso do bairro Residencial Adriano Leitão. “É comum vermos bairros mais distantes terem poucas sinalizações e sabemos que esses sinais são fundamentais para um trânsito seguro, por isso proporcionamos essas melhorias também nessas localidades”, comentou Sacramento.


Dados estatísticos do Departamento de Engenharia do órgão apontam uma evolução no processo de implantação. De janeiro até o momento, a secretaria já realizou a implantação de 19.720 metros de pintura de sinalização horizontal, que são as impressões no asfalto que servem para organizar e delimitar a faixa de uso de cada veículo. Também foram demarcadas 339 faixas de pedestres e 186 vagas especiais. Entre substituições e novas instalações, foram implantadas 760 placas de sinalizações.


Sacramento aproveita o momento para aconselhar os condutores sobre o respeito às regras de trânsito. “Pedimos aos condutores de veículos e aos pedestres que todas as vezes que usarem as vias públicas, que observem os sinais impressões no solo e as placas nas verticais e sempre respeitem as coordenadas. Que saiam com antecedência de casa e mantenham uma velocidade controlada, sempre cumprindo a velocidade determinada para via usada. Fazendo isso você preservará a sua vida e dos demais usuários”, concluiu.

FONTE: Assessoria