96,5 MUTUM
AO VIVO
COMPARTILHE
COM OS AMIGOS!
2 meses atrás - 26/05/2021

Custo de produção de soja em Mato Grosso aumenta pelo 4º mês seguido

O custo de produção da soja aumentou 1,47%, em relação ao mês anterior, motivada pela demanda aquecida por insumos. É o quarto mês consecutivo com alta em Mato Grosso. Entre os componentes do custeio, as sementes de soja, os macro e micronutrientes apresentaram adição de 3,75%, 2,14% e 0,30% respectivamente, no mesmo comparativo.

A constatação é do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária. Essa elevação nos insumos está atrelada ao avanço na comercialização das sementes (8,48 pontos percentuais) e fertilizantes (6,96 pontos percentuais) em abril quando comparado a março.


“Outro fator que colaborou para o incremento nos custos em abril foi o aumento nos custos com arrendamento, que subiu em 6,69% quando comparado a março, influenciado pela valorização nos preços futuros do grão. Desse modo, mesmo com a alta nos custos, o preço do grão obteve maior valorização, o que fez com que a relação de troca continuasse favorável ao produtor, ficando estimada em 17,43 saca/hectare”, conclui o instituto.