96,5 MUTUM
AO VIVO
COMPARTILHE
COM OS AMIGOS!
2 meses atrás - 10/06/2022

SINOP: exposição do Pulmão Gigante encerra hoje

Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

Em exposição desde a última quarta-feira (08), a visitação ao Pulmão Gigante encerra hoje (10) às 17h. O pulmão inflável está montado no campo de futebol do Parque Jardim Botânico (antigo Viveiro Municipal Roque Canelli). O objetivo é trazer, por meio de orientações e exposições, a conscientização para a importância da preservação do meio ambiente e os prejuízos causados pelo tabagismo. Até o momento, alunos de pelo menos 35 escolas no município (particulares e públicas) e 1.200 pessoas da comunidade já passaram pelo local desde sua abertura.


O evento faz parte do cronograma de atividades da campanha “Mês do Meio Ambiente”, lançado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho. O foco é conscientizar a população sobre a necessidade de promover a sustentabilidade com a preservação das áreas verdes e dos animais nelas existentes.


A secretária da pasta, Ivete Mallmann, ressalta que o evento é importante porque fomenta o assunto que é recorrente todos os anos e desperta a população para sustentabilidade. “Essa exposição é uma forma lúdica de mostrar o pulmão e apresentar à comunidade as consequências para saúde pública com o tabagismo e queimadas. A fumaça provocada por essas práticas traz consequências graves à saúde humana, principalmente no que se refere às vias respiratórias”, explicou ela.


Uma das formas mais eficazes de combater doenças relacionadas ao clima, é a manutenção da cobertura verde e a sustentabilidade das Áreas de Preservação Permanente (APP). Para fomentar essa ideia, uma equipe de estudantes supervisionados da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) marcam presença no evento com a exposição de animais reais entalhados e conservados em produtos químicos.


Uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde também se faz presente, apresentando, por meio de materiais lúdicos, os prejuízos provocadas nas regiões bucal e pulmonar com a prática do tabagismo. A exposição continua no período da tarde de hoje, das 13h às 17h.

FONTE: Assessoria