96,5 MUTUM
AO VIVO
COMPARTILHE
COM OS AMIGOS!
1 mês atrás - 09/07/2020

Governador manda projeto de lei que autoriza pagamento de plantonistas afastados por Covid-19 para ALMT

Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

O governador Mauro Mendes (DEM) deve encaminhar nesta quinta-feira (9) para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) o projeto de lei que determina que os profissionais contratados da Saúde que contraírem a Covid-19 recebam do estado os valores dos plantões durante o período de recuperação.


Mendes justificou que os profissionais da Saúde contratados para as unidades hospitalares do estado recebem por plantão e não possuem vínculo empregatício, sendo chamados conforme a disponibilidade deles e necessidade do hospital. De acordo com o governador, o projeto é uma medida que visa dar segurança para que estes profissionais possam atuar sabendo que terão respaldo financeiro caso venham a precisar.


A proposta prevê que o profissional possa receber do estado o mesmo número de plantão que fez nos últimos 14 dias. Ou seja, se nos últimos 14 dias antes de contrair a Covid-19, ele fez 6 plantões, o governo paga outros seis plantões nos 14 dias em que ele estiver afastado.


Outra medida do Governo do Estado para tornar mais atrativa a contratação de profissionais da Saúde foi o pagamento de um percentual por assiduidade, que é acrescido no valor dos plantões.


De acordo com o governador, ainda há uma grande dificuldade de contratação em razão da falta de mão de obra disponível no mercado, e esse é um dos principais desafios para Mato Grosso. No estado, mais de 60 profissionais essenciais para a manutenção de UTIs estão afastados.

FONTE: G1