96,5 MUTUM
AO VIVO
COMPARTILHE
COM OS AMIGOS!
1 mês atrás - 04/11/2021

Caso de cirurgião plástico que esquartejou ex-paciente vira livro

FOTO: Divulgação
FOTO: Divulgação

Com anos de estrada como jornalista, Patrícia Hargreaves resolveu lançar um livro: O Médico que Virou Monstro. A obra traz detalhes até hoje inéditos do crime praticado pelo cirurgião plástico Farah Jorge Farah, que chocou o Brasil e resultou numa das maiores investigações policiais da história. Em 2003, ele assassinou e esquartejou Maria dos Carmo Alves, uma ex-paciente de 46 anos com quem ele havia tido um relacionamento amoroso.


Um caso marcado por reviravoltas, com dois julgamentos que mobilizaram grandes advogados do país e com um ato final surpreendente. Em 2017, 14 anos após o assassinato e no dia em que seria preso em definitivo, Farah se matou, aos 68 anos. Ao som de música clássica, cortou a veia femoral minutos antes de a polícia invadir a sua casa. Para surpresa dos agentes, ele estava vestido com roupas femininas.


Para escrever O Médico que Virou Monstro, Patricia Hargreaves se debruçou sobre as 10.958 páginas do processo, vasculhou documentos e, principalmente, entrevistou parentes, delegados, advogados, legistas e psiquiatras que trabalharam no caso. O resultado é um thriller eletrizante, real, que leva o leitor à cena do crime, penetra na mente do médico e descreve sua transformação de cirurgião respeitado em assassino monstruoso.


Estabeleci uma lista de nomes essenciais para construir a narrativa, pessoas que pudessem acrescentar algo que não estava no processo e outras que nunca foram ouvidas formalmente. Revirei também redes sociais, antigas listas telefônicas e assisti aos julgamentos, com o cuidado de anotar tudo o que foi dito no tribunal”, conta Patricia.


Jornalista experiente, que iniciou a carreira na coluna de Ricardo Boechat no jornal O Globo, Patricia trabalhou nas editoras Caras e Abril, onde foi chefe de sucursal, correspondente em Nova York e publisher. Seu olhar investigativo e detalhista foi fundamental para reconstruir não só a história de um crime brutal, mas também a de Farah Jorge Farah e de outros personagens do caso.


Lançado pela Editora Máquina de Livros,O Médico que Virou Monstro chega em novembro às principais livrarias e sites do país, no formato físico e também em e-book.


 

FONTE: Leo Dias