96,5 MUTUM
AO VIVO
COMPARTILHE
COM OS AMIGOS!
1 mês atrás - 04/11/2021

Região dos Vilas será beneficiado com biblioteca container cultural

Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

A região dos Vilas será contemplado com a instalação da Biblioteca Container Cultural. A benfeitoria foi anunciada na manhã desta quarta-feira (04) pelo prefeito de Sinop, Roberto Dorner (Republicanos). O evento realizado no gabinete do executivo, foi acompanhado pela secretária de Educação, Esporte e Cultura, Sandra Donato, pelo diretor de Cultura, César Muriana, pela diretora geral da Ação Cultural, Viviene Lozi, instituição idealizadora da ação e, pelo gerente da empresa apoiadora Eletromóveis Martinello, Cleiton Grando.


A biblioteca será construída em um conjunto integrado com três containers totalmente climatizados com um acervo com mais de 500 títulos, incluindo livros para deficientes visuais, computadores para consulta e acesso à internet, espaço de leitura, espaço multiuso e sala de cinema com telão, sistema de som e projetor, que também servirá como um mini auditório para cursos e palestras e gravações.  Na parte externa, além dos banheiros acessíveis, o pátio poderá ser utilizado para contação de histórias, shows musicais e apresentações teatrais. Equipamentos de som e iluminação estão inclusos.


“Temos um conceito cultural e educacional muito forte e que deve ser valorizado pelas comunidades que irão frequentá-la. A possibilidade de potencialização desse espaço é enorme e atrelada a sustentabilidade, pois o projeto foi pensado desde a reutilização dos containers que seriam descartados até a energia consumida na biblioteca que é captada por placas solares que produzem energia e geram economia para prefeitura” frisou a diretora Geral da Ação Cultural, Viviene Lozi.


O custo global da estrutura, com contêineres, mobiliário, equipamentos e acervo, além de equipe técnica e prestadores de serviços é de R$ 520 mil. A prefeitura ficará responsável em ceder o local, infraestrutura de fundação, sistema de água, esgoto, ponto de energia, atendimento, manutenção e segurança permanente.


O chefe do Executivo, Roberto Dorner, comemorou mais essa conquista e reconhece a importância dessa ação. “Eu não tive a oportunidade de estudar, porém sei da importância que levar esse projeto para um bairro distante e carente. A violência vem quando a pessoas não tem cultura, não são assistidas pelo Poder Púbico. Porque quando há incentivo, quando as crianças se ocupam com educação, não sobra tempo para fazer coisas erradas”, comentou.


Discurso que foi reforçado pela representante da região dos Vilas, a costureira, Andréia Gonçalves. “Essa biblioteca que está indo para região dos vilas, acredito que vai salvar vida de muita gente. Nós moradores da região precisamos desse empreendimento que está indo pra lá.  Os pais saem de casa para trabalhar e essas crianças geralmente não tem pra onde ir e com a vinda dessa biblioteca trará para população, cultura e educação. E eu acredito, que essas crianças tendo essa oportunidade não irão se perder. E nós só temos que agradecer imensamente o prefeito, a gestão, por essa iniciativa que será muito bem recebida por toda região”, comemorou ela


Com um acervo diferenciado de mais de 500 títulos, parte dos livros foram produzidos pela Fundação Dorina Nowill para portadores de deficiências visuais. Pensada para acolher também os moradores dos bairros vizinhos e suprir a demanda cultural da comunidade, no local também foi construído uma sala de cinema com sistema de som e projetor e um cyber espaço para aproximar os usuários das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICS), além de uma área externa para leitura e palco para atividades como teatro, dança e apresentações musicais.


Estiveram presentes na reunião, vereador Celsinho do Sopão, liderança comunitária, e bibliotecários.

FONTE: Assessoria