96,5 MUTUM
AO VIVO
COMPARTILHE
COM OS AMIGOS!
2 semanas atrás - 09/07/2021

Torre começa operar para detectar focos de calor na região de Sinop

Assessoria
Assessoria

Foi lançada nesta quinta-feira (08), na fazenda Cascata próximo a MT-220, entre Sinop/Juara, uma torre com 15 metros de altura, equipada com sensores, para o mapeamento e detecção de focos de calor. A estrutura está equipada para coletar informações e imagens em tempo real e monitora parâmetros de pressão atmosférica, detecção de chamas, velocidade e direção do vento, conseguindo gerar informações para traçar um padrão climático, podendo inclusive antecipar grandes incêndios. O alcance da cobertura de área é de 10 Km.


As informações seguem em tempo real, através da internet instalada na torre, para uma central em Maringá, no Paraná. A Associação Mato-Grossense de Educação Ambiental (AMEA), de Sinop, com a colaboração científica da Universidade de Pepperdine (Califórnia-Estados Unidos), além do México, Namíbia e Quênia desenvolveram o software operado por inteligência artificial.


O projeto é piloto e, posteriormente deverá ser implantado no Pantanal, com construção de 20 torres. O trabalho visa evitar desastres como o ocorrido ano passado, que segundo os bombeiros, devastou mais de 40% da vegetação, além da morte de centenas de animais.


Durante o evento, que teve uma solenidade no barracão da fazenda, com palestras, proferida pelos bombeiros, fala dos integrantes da AMEA, benção feita pelo Padre Prim, explanação sobre o funcionamento do software pelo professor PhD Arquimedes Luciano, de Maringá-PR.


Estiveram presentes, a secretaria de Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ivete Malmann, o comandante Regional do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), coronel BM Giovani Eggers, o comandante do 4º Batalhão Bombeiros Militar de Sinop, Tenente Coronel BM Jean Oliveira.


O governador Mauro Mendes, esteve representado pelo Comandante-Geral dos Bombeiros Militares, Coronel BM Alessandro Borges Ferreira.

FONTE: Júlio Tabile/ Assessoria