96,5 MUTUM
AO VIVO
COMPARTILHE
COM OS AMIGOS!
6 horas atrás - 13/05/2025

Saúde divulga balanço do Dia D de Vacinação; 1.514 doses são aplicadas

Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

A Secretaria Municipal de Saúde de Sinop aplicou 1.514 vacinas no último sábado (10), durante a realização do Dia D de Vacinação. Os atendimentos foram realizados em 24 pontos de saúde, incluindo os Centros de Atendimento Integrado Jacarandás e André Maggi, Serviço de Assistência Especializada (SAE) e Unidades Básicas de Saúde (UBS). A iniciativa teve como objetivo reforçar a imunização contra gripe e outras doenças do calendário nacional.

Ao todo 78 profissionais estiveram envolvidos no evento, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, recepcionistas e motoristas. Foram realizadas 1.098 aplicações nas 21 Unidades Básicas de Saúde espalhadas por todo o município e, 416 nos CIA’s (Jacarandás e André Maggi) e SAE.

Segundo o coordenador de imunização do município, João Gustavo Breganó, a mobilização alternativa foi realizada em busca de atender, especialmente, a população que não consegue comparecer às unidades de saúde durante a semana, nos horários convencionais de atendimento, devido as obrigações pessoais. “Com todas as UBS’s e CIA’s abertas no sábado, pretendemos vacinar um número maior de pessoas que não conseguem ir nesses locais durante a semana”, concluiu.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a vacinação é uma das principais estratégias de prevenção em saúde pública, essencial para a proteção da população contra diversas doenças. E reforça que os pontos de atendimentos permanecem com a aplicação de todas as vacinas contempladas pelo Sistema Nacional de Imunização do Ministério da Saúde ao longo da semana, nos horários habituais de atendimento.

Entre os grupos com prioridade na vacinação estão crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, puérperas, caminhoneiros, profissionais do transporte coletivo, professores da educação básica e superior, indígenas, trabalhadores portuários, pessoas em situação de rua, profissionais das Forças Armadas, segurança e salvamento, além da população privada de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas.

Mais informações podem ser obtidas diretamente nas unidades de saúde do município.

FONTE: Assessoria