96,5 MUTUM
AO VIVO
COMPARTILHE
COM OS AMIGOS!
3 semanas atrás - 27/08/2021

Incêndio de grandes proporções as margens do rio teles pires é controlado em Sinop

FOTO: Reprodução/Arquivo Pessoal
FOTO: Reprodução/Arquivo Pessoal


Após nove dias de combate ao fogo na região das chácaras do Residencial Tucunaré, as margens do rio Teles Pires, em Sinop, o incêndio foi controlado, ontem (26), durante o dia. A força tarefa contou com os bombeiros, produtores rurais e população em geral.


Para o agricultor da Fazenda Pai e Filho 2, Marcel Koop, a ajuda de todos os envolvidos foi fundamental para que os danos não fossem ainda maiores. Ele conta ainda, que por lá, foi feito o aceiro, que é uma prevenção para impedir a propagação de incêndios.


Conseguimos aceirar o lado esquerdo da mata, adentrando com a esteira e a pá carregadeira da prefeitura. Isolamos o foco, agora é só controlar para não voar fagulhas para o outro lado da cera. No lado direito queimou toda a mata e o vento levou para dentro das lavouras, queimando grande parte da resteva de milho. Deslocamos quatro tratores com niveladoras, oito tanques de água, um caminhão d’água que veio da cidade e muita gente que veio de a pé, de moto, para ajudar com bomba costal e pá. Agradecemos a todo mundo que ajudou.”, contou.


Felizmente a propriedade de Marcel, não foi atingida, mas ele esteve durante todo o tempo ajudando a controlar as chamas, onde na última sexta-feira, ainda no início das chamas, ele pediu ajuda durante a nossa programação, no programa Variedades e Fatos.


Entramos em contato com a secretaria de Meio Ambiente, para levar a demanda ao conhecimento deles, que em seguida disponibilizaram o maquinário e o combustível a ser usado.


Em nota, a pasta ainda tinha dito que os trabalhos de combate a incêndios foram redivididos pelo corpo de bombeiros e a pasta ficou responsável pelos incêndios urbanos para que os bombeiros pudessem combater esse incêndio na região do Tucunaré.


Em um dos nove dias de combate, pelo menos 28 pessoas estiveram ajudando no controle as chamas. Agora, de acordo com o tenente coronel dos bombeiros de Sinop, Jean Oliveira, mesmo com as chamas controladas, uma vigilância está sendo feita durante essas próximas 24 horas, para evitar que o fogo se reacenda.

FONTE: Lívia Kriukas / Redação Meridional Notícias