96,5 MUTUM
AO VIVO
COMPARTILHE
COM OS AMIGOS!
1 semana atrás - 10/05/2024

Parque Massairo Okamura recebe maior evento de observação de aves do mundo neste sábado

Crédito - Dalci Oliveira - ACQUAVIS
Crédito - Dalci Oliveira - ACQUAVIS

O maior evento de observação de aves do mundo, Global Big Day, terá um espaço em Cuiabá para quem deseja participar desta experiência: o Parque Massairo Okamura. Com apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), o evento acontecerá neste sábado (11.05) na parte da manhã.


O evento internacional visa promover a conservação das aves migratórias e seus habitats e contribui de forma significativa para a ciência auxiliando pesquisadores no estudo da distribuição geográfica das espécies e análises sobre migração.


O Global Big Day comemora o Dia Mundial das Aves Migratórias e é promovido pelo Laboratório de Ornitologia de Cornell (Nova Iorque/EUA) com a participação de diversos países. As informações de observação de aves e dados coletados são compartilhadas pelos participantes por meio de website ou aplicativo da entidade eBird.org.


O Parque Estadual Massairo Okamura é uma Unidade de Conservação Estadual e um dos motivos de ser escolhido como local para o evento em Cuiabá é por desempenhar um papel fundamental na conservação da biodiversidade no estado


A realização em Cuiabá é da Reserva da Biosfera do Pantanal, empresa ACQUAVIS e da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), por meio do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e do Programa Ecológico de Longa Duração (PELD) Pantanal.


A analisa ambiental da Sema, Gabriela Priante, é diretora executiva do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera do Pantanal e faz um convite para a população participar desta experiência de observação de aves.


“A população está convidada a estar no parque a partir das 6 horas com binóculo, máquina fotográfica ou aparelho de celular para participar deste evento que acontece em diversos locais do mundo no mesmo dia. Será uma experiência onde terão especialistas orientando e ensinando aqueles que quiserem conhecer como é o processo de observação de aves”.


A organização recomenda a levar binóculos, agua, repelente e protetor solar. Além da Sema, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) também é parceira no evento.

FONTE: Assessoria