96,5 MUTUM
AO VIVO
COMPARTILHE
COM OS AMIGOS!
2 meses atrás - 17/11/2021

Sinop será sede de encontro nacional do Ministério da Justiça sobre segurança no campo

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O município de Sinop foi escolhido para ser uma das sete sedes da JONASP (Jornada Nacional de Segurança Pública e Defesa Social), uma iniciativa inédita do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que tem como objetivo compartilhar experiências e boas práticas na área. O evento, que será dos dias 23 a 25 de Novembro, com o tema “I Jornada Nacional de Policiamento Rural: Práticas e Tendências”, tem a parceria da Prefeitura Municipal de Sinop, Câmara de vereadores, Sindicato Rural e União das Entidades de Sinop (UNESIN).


A programação em Sinop faz parte da terceira etapa da jornada, com abertura no dia 23/11 (terça-feira), no CENTRO DE EVENTOS DANTE DE OLIVEIRA, a partir das 14h, com o credenciamento. Às 15h será a solenidade, com a presença das autoridades, e logo em seguida, as 16h45, a primeira palestra ministrada pelo Ten Cel PMMT Gleber Candido Moreno, com o tema “A experiência da PMMT no policiamento rural”. Em seguida, será ministrada a segunda palestra do dia, com o tema “Ações do MAPA no combate a ilícitos com mercadorias, bens e materiais agropecuários”, comandada por Marcos Eielson Pinheiro de Sá – MAPA.


O prefeito Roberto Dorner destacou a importância de Sinop receber uma das etapas da jornada voltada para segurança pública, principalmente com o tema direcionado para a segurança no campo. “Sabemos que a segurança pública é uma necessidade, por isso é tão importante Sinop ser uma das sedes desses debates. O município é um polo da região, que tem o agro como principal fonte de economia, por isso a segurança rural precisa ser discutida e melhorada constantemente”, pontuou o gestor.


Dorner também fez um convite para gestores e lideres de toda a região. “Convidamos os prefeitos, vereadores, presidentes de câmaras, pecuaristas, agricultores, representantes de sindicatos rurais, integrantes da segurança pública e do judiciário. É muito importante que todos estejam presentes, nessa discussão sobre estratégias para implantar mais segurança no campo”, concluiu.


O evento contará com a presença do secretário Nacional de Segurança Pública, Carlos Renato Machado Paim, e é aguardada também, a participação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres. O prefeito Roberto Dorner também convidou o Governador de Mato Grosso, Mauro Mendes e secretário de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso, Alexandre Bustamante, que devem estar presentes.


A programação segue nos dias 24 e 25, com palestras e mesas-redondas, no entanto, nesses dias, o local será no auditório da Câmara Municipal. Entre os temas que serão debatidos estão: Segurança Pública Rural; Investigação de crimes rurais; Atuação da Polícia Rodoviária Federal no combate ao roubo de cargas; Patrulha rural, entre outros. O evento termina na quinta-feira (25), com cerimônia de encerramento agendada para as 16h30.


Os temas serão apresentados por especialistas e integrantes do Sistema de Segurança Pública para profissionais da área, lideranças políticas, representantes de entidades e membros do judiciário.


Jornada


A I Jornada Nacional de Segurança Pública e Defesa Social, é uma iniciativa inédita do MJSP, que começou em setembro e será realizada em sete etapas, até março de 2022, com a discussão de temas como Encontro Nacional de Gestores de Estatísticas de Segurança Pública; Policiamento Rural – Práticas Exitosas; Município, Segurança Pública e Criminalidade; Segurança nas Fronteiras – Integração e Apoio Mútuo; e Violência Doméstica e Contra a Mulher. A ação tem papel fundamental na discussão de novos caminhos e perspectivas para a segurança pública do país.

FONTE: Assessoria