96,5 MUTUM
AO VIVO
COMPARTILHE
COM OS AMIGOS!
2 meses atrás - 22/11/2021

Unidades de Saúde de Sinop ofertam testes rápidos de gravidez

Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Sinop passam a ofertar, a partir desta semana, testes rápidos de gravidez para as moradoras do município. Conforme a coordenadora de Atenção Primária da Secretaria de Saúde, Juliana Rosinke, para realizar o teste, a moradora que está com suspeita de gravidez pode marcar uma consulta diretamente com a enfermeira ou enfermeiro da unidade de referência.


A oferta do teste rápido para detecção precoce da gestação é preconizada pelo Ministério da Saúde. Esse serviço tem como objetivo o acolhimento da equipe de Atenção Básica à gestante, além de proporcionar situações como início do pré-natal em tempo oportuno e, também, orientações baseadas nas necessidades singulares de cada usuária. 


Atualmente, Sinop conta com 25 unidades básicas de saúde, incluindo na zona rural, e dispõe de 38 equipes de atendimento. 


Quando realizar o teste?
O guia técnico do Ministério da Saúde destaca que o teste rápido é indicado para mulheres em idade fértil que apresentem atraso menstrual. O tempo de atraso para realização do teste deve observar a indicação do insumo disponível, sendo em sua maioria igual ou superior a sete dias.

FONTE: Assessoria