96,5 MUTUM
AO VIVO
COMPARTILHE
COM OS AMIGOS!
1 semana atrás - 14/07/2021

Com chegada de nova remessa de vacinas, Sinop começa a vacinar pessoas a partir de 45 anos

Assessoria
Assessoria


Sinop e mais 16 municípios que fazem parte do Consórcio Teles Pires, devem receber nos próximos dias uma nova remessa de vacinas contra a Covid-19. A confirmação veio pelo CIB, que é a Comissão Intergestores Bipartite de Mato Grosso.


De acordo com a resolução, serão 10.450 doses, sendo que destas 8.850 são da Pfizer e 1,6 mil aplicações da Coronavac. Recentemente conversamos com o secretário municipal de saúde, Valério Gobbato que explicou qual será a prioridade dessas doses.


Possivelmente de 4 a 5 mil viriam para Sinop. Inclusive nós estamos aguardando até para poder atender os caminhoneiros principalmente, como eles andam bastante, eles têm essa dificuldade de deixar agendado ou de fazer a segunda dose. Nós vamos verificar a possibilidade de aplicar para especificadamente o grupo de caminhoneiros e a gente já deixa esse pessoal que está muito em trânsito já imunizado”.


Além de Sinop, as outras cidades que devem receber as doses são Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Cláudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Itáuba e ainda os municípios de Marcelândia, Nova Santa Helena, Nova Ubiratã, Santa Carmem, Santa Rita do Trivelato, Tapurah, União do Sul e Vera que fazem parte do consórcio Teles Pires.


Em Sinop, começou a valer nesta semana o agendamento de imunização para um novo grupo prioritário. Agora aqueles que tem de 45 a 49 anos, ou seja, um público de aproximadamente 9,4 mil pessoas, fazem parte da lista prioritário.


A vacina também está disponível para trabalhadores da indústria, educação e saúde, caminhoneiros, grávidas, puérperas, lactantes, deficientes permanentes e pessoas com comorbidades. Além de trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso.


Para agendar, basta entrar no sie da prefeitura, clicar no ícone Vacina Covid-19, escolher a unidade vacinadora, data e horário. Também é preciso preencher os dados solicitados no cadastro e confirmar o agendamento.


Outra novidade relacionada ao imunizante é que até o dia 30 deste mês, o Centro de Especialidades Odontológicas, localizado na rua das Castanheiras esquina com a rua das Azaleias, passou a ser ponto de referência para aplicação da segunda dose da vacina, com atendimento sempre das 13h às 16h30.


Vale reforçar que a segunda dose, não precisa de agendamento. É só apresentar os documentos pessoais e o cartão de vacinação. Para a vacina Pfizer, o prazo de aplicação da segunda dose é de até 12 semanas e o prazo da segunda dose da Coronavac varia entre 14 e 28 dias.

FONTE: Lívia Kriukas / Redação Meridional Notícias