96,5 MUTUM
AO VIVO
COMPARTILHE
COM OS AMIGOS!
2 meses atrás - 24/05/2021

Número de doadores de medula óssea aumenta em Mato Grosso; entidades reforçam conscientização

A ‘semana estadual da importância da Conscientização da Doação de Medula Óssea’, começa na segunda-feira (24/05), com entidades mobilizadas em prol dos cadastros de possíveis doadores. A campanha conta com o apoio da secretaria de estadual de Saúde, por meio do MT-Hemocentro, e uma equipe capacitada para receber os voluntários. Devido à pandemia, as atividades serão online, até o dia 31 deste mês.

De acordo com os dados do MT-Hemocentro, até esta semana, em todo o Brasil, o número de cadastros era de 5.338.344. Em Mato Grosso, quando a lei do deputado estadual Ondanir Bortolini (PSD), Nininho, foi sancionada, em 2012, havia apenas 12.353. Desse total, 10.106 foram coletas externas, ou seja, que foram acompanhadas pelo Hemocentro, porém, não foram feitos na sede. Atualmente, o número de cadastros aptos no Estado é de 67.026.


O deputado, autor da lei, considera importante o aumento no número mas o quantitativo pode aumentar ainda mais conforme a população for sistematicamente conscientizada. “Durante esses anos de campanha vimos depoimentos que nos alegram e nos enchem de esperança. Pessoas que, por meio do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME), conseguiram um doador ou, como é o caso extraordinário do nosso amigo Robson Trindade, que teve a alegria de ter cinco pessoas compatíveis com ele. Estamos trabalhando junto com o MT-Hemocentro com o apoio do Instituto Nacional do Câncer para colocar em prática a descentralização dos cadastros, desse modo, a população terá acesso ao cadastramento nas regiões polo do estado. Quanto mais cadastros, maior é a variedade genotípica e a chance de doadores aptos”, explicou Nininho, através da assessoria.


O MT-Hemocentro esclarece que, a qualquer época do ano, os voluntários podem procurar a unidade para saber mais sobre o assunto. “O cadastro é muito simples e leva apenas alguns minutos, o mais importante é estar ciente e disposto a efetivar o transplante caso seja contactado e tudo esteja dentro dos parâmetros exigidos para a doação. Outra situação muito importante é a doação de sangue, todas as pessoas em tratamento que aguardam pela Medula Óssea precisam de substância que somente o sangue pode fornecer”, detalha a diretora Gian Carla.


Mais informações do cadastro no REDOME pode ser obtidas pelo disque-saúde, fone 136.