96,5 MUTUM
AO VIVO
COMPARTILHE
COM OS AMIGOS!
2 meses atrás - 23/07/2021

Líderes dos setores produtivos em Mato Grosso comemoraram expansão de ferrovia ao Nortão

Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

Lideranças dos setores produtivos estão projetando um forte crescimento econômico para Mato Grosso com o anúncio da extensão da primeira ferrovia estadual (Rondonópolis a Cuiabá e a Nova Mutum e Lucas do Rio Verde), obra reivindicada há anos que irá, finalmente, interligar o estado aos grandes centros industriais de toda a América Latina. O presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso Gustavo de Oliveira destacou que a ferrovia, junto dos investimentos previstos no bojo do programa Mais MT, deve atrair mais de R$ 30 bilhões em desenvolvimento econômico para o estado nos próximos 10 anos.


De acordo com o levantamento feito pelo governo do estado, com base na metodologia do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), a previsão é que a construção da ferrovia gere um total de 235 mil empregos, entre diretos, indiretos, temporários e os gerados pelo efeito-renda.


Serão 700 km de extensão, a serem construídos pela empresa que sair vencedora do edital. Foi definido o modelo privado de exploração, pois nesse formato o estado faz a chamada pública e as empresas se habilitam a participar de seleção para fazer os investimentos, por sua conta e risco. A empresa vencedora deve aplicar cerca de R$ 12 bilhões no modal.


 


Saiba mais: