96,5 MUTUM
AO VIVO
COMPARTILHE
COM OS AMIGOS!
2 semanas atrás - 26/07/2022

SINOP: CRAS Menino Jesus realiza 4ª colheita na Horta Comunitária

Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

Em pouco mais de quatro meses, a Horta Comunitária do CRAS Menino Jesus já realizou a sua 4ª colheita. O projeto encabeçado pela Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, beneficia 30 famílias da região, que aprendem semanalmente as técnicas de manejo da horta, dicas sobre cultivo e comércio das verduras e hortaliças, além de oficinas de culinária sustentável.


“Esse projeto foi muito bem recebido pelos nossos usuários. Começamos aqui no Menino Jesus trabalhando essa atividade com os grupos de mulheres, e o resultado tem sido tão positivo que em breve pretendemos estender para as outras unidades da Assistência”, conta a primeira-dama e secretária da pasta Scheila Pedroso.


Para a dona Carmelita Soares, o projeto tem sido produtivo até em casa. “Eu já fiz minha hortinha em casa e já estou colhendo. Plantei rúcula, almeirão, chuchu. Aprendi a adubar direitinho os chuchus e também já pude colher”, relata.


Na Horta Comunitária, estão sendo produzidos alface, almeirão, rúcula, couve, rabanete, beterraba, coentro, salsinha e cenoura. A parceria com a Sedec consiste no acompanhamento de um técnico agrícola que acompanha o trabalho desenvolvido na horta com as famílias. 


"Essa é uma gestão preocupada com o próximo! O prefeito Roberto Dorner nos orientou desde o início da gestão para darmos toda a atenção possível para a agricultura, em especial a agricultura familiar que atende as pessoas que mais precisam. Desta forma, essa é uma horta que queremos estender em vários outros locais, e tenho certeza que o prefeito e toda a comunidade vai ficar ainda mais feliz com esse trabalho”, conta Klayton Gonçalves, secretário de Desenvolvimento Econômico.


A colheita realizada na manhã desta terça-feira (26), na Horta Comunitária do Menino Jesus, fez parte da programação da 1ª Semana da Agricultura Familiar. O evento em alusão ao Dia do Agricultor conta com diversas atividades voltadas para o setor.

FONTE: Assessoria