96,5 MUTUM
AO VIVO
COMPARTILHE
COM OS AMIGOS!
1 ano atrás - 31/05/2022

SINOP: Prefeitura cancela contrato com instituto que administra UPA

Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

Os constantes atrasos salariais sofridos pelos profissionais que trabalham na Unidade de Pronto Atendimento de Sinop (UPA-24 horas), bem como em outras cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), levaram o prefeito Roberto Dorner (Republicanos) a romper com a Organização Social de Saúde (OSS) que administra e gere instituições de saúde do município. A rescisão contratual com o Instituto Social Saúde Resgate à Vida (ISSRV) aconteceu nesta segunda-feira (30) e foi comunicada para os servidores e imprensa, em coletiva realizada agora há pouco.  


“Não dava mais para aceitar a situação que estava. O atraso no salário prejudica os trabalhadores da saúde e consequentemente o atendimento da população. Determinei a Secretaria de Saúde para que deste um basta nesta situação. Precisamos respeitar os servidores que trabalham e, receber em dia é o mínimo, ainda mais para quem trabalha salvando vidas”, destacou o prefeito Roberto Dorner.


Desde o início de sua gestão, Dorner buscou alternativas para melhorar o atendimento na saúde. Por diversas vezes esteve com a diretoria do instituto exigindo melhorias no atendimento e pagamento em dia dos servidores. Com as alternativas esgotadas e com o receio de agravar o problema, a solução encontrada foi o rompimento contratual de forma unilateral. O ISSRV gerenciava a UPA e as demais UBS’s desde 2018. Agora, uma nova empresa assume, em caráter emergencial, a gestão da UPA e das outras unidades.


Enquanto ocorrer o período de transição, a secretária de Saúde, Daniela Galhardo, pede a compreensão da população. “O atendimento não será suspenso, mas sabemos que o período de transição pode causar alguns transtornos. Os protocolos médicos serão os mesmos, mas haverá mudança de sistema, entre outras coisas que levarão alguns dias até que seja tudo normalizado", explicou.


O prefeito e a secretária, acompanhados de vereadores, estiveram reunidos com parte dos servidores da UPA, explicaram a transição e pediram a colaboração de todos, uma vez que o objetivo é oferecer serviço de qualidade à população e garantir os direitos dos trabalhadores da saúde.


Os vereadores que acompanharam a reunião, apoiaram a decisão do prefeito em romper o contrato com instituto para garantir melhorias na saúde de Sinop. “A situação da UPA era motivo de recebimento de reclamações por parte dos moradores, por isso nós, enquanto vereadores, estávamos cobrando soluções. A situação da Unidade, inclusive motivou uma CPI, em que estávamos apurando os problemas de falta de pagamento e a prestação dos serviços. O prefeito Roberto Dorner, fez hoje esse comunicado apresentando uma solução imediata para o problema e esperamos melhorias já nos próximos dias, disse o vereador Paulinho Abreu.  


O contrato com o ISSRV iniciou a partir de um processo licitatório, para gestão plena para o gerenciamento, operacionalização e execução das ações e serviços na estratégia de saúde da família nas UBS’s Alto da Glória, Menino Jesus, Sabrina, Sebastião de Matos, Camping Club, Núcleo de Apoio de Saúde da Família – NASF/Academia, UPA e Unidade de Pronto Atendimento Noturno Menino Jesus (atualmente conhecido como policlínica Menino Jesus).


Desde que assumiu o Executivo Municipal, Roberto Dorner sempre primou pela pontualidade nos repasses financeiros a todos servidores e fornecedores, bem como ao Instituto. No entanto, a OSS não estava cumprindo a sua parte em fazer uma boa gestão e honrar o compromisso de manter em dia o salário dos servidores o que, por sua vez, tornou-se o fiel da balança para a decisão do rompimento contratual.

FONTE: Assessoria