96,5 MUTUM
AO VIVO
COMPARTILHE
COM OS AMIGOS!
1 ano atrás - 27/04/2022

Agentes fazem pesquisa para identificar infestação de mosquito da dengue em Sinop

Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

Os agentes de combate às endemias da Secretaria Municipal de Saúde estão realizando, nesta semana, o segundo o Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LIRAa) do ano. O objetivo é identificar o índice de infestação do mosquito transmissor da dengue. Os trabalhos devem ocorrer até sexta-feira (29).


O coordenador do Centro de Combate às Endemias, Alef Souza, explica que o levamento deve ser realizado em toda cidade, seguindo o sistema de amostragem. “Esse levantamento é feito por toda cidade, em quadras sorteadas pelo Ministério da Saúde, no sistema amostragem. Nela, o agente visita um imóvel e ‘pula’ outros cinco. Então, o agente não entra em todas as casas do bairro”, exemplificou.


O LIRAa é desenvolvido pelo menos quatro vezes ao ano e tem como objetivo estar abaixo ou, no máximo, na meta preconizada pelo Ministério da Saúde em 1%. No entanto, não costuma ser a realidade identificada. Em janeiro, por exemplo, quando foi feita a primeira pesquisa do ano, o índice alcançado foi de 7,1%.


Na ocasião, os agentes identificaram que pouco mais da metade dos criadouros do mosquito Aedes Aegypti estavam em lixos domésticos, de fácil remoção e dentro das próprias residências. Para a mudança do cenário, espera-se principalmente a participação e conscientização da população na limpeza e manutenção das suas respectivas propriedades.


“A gente espera a redução do índice, principalmente como resposta do nosso trabalho, que é diário. Estamos trabalhando o ano inteiro, sempre orientando, notificando e multando quando necessário. Também, trabalhando com educação nas escolas”, acrescentou Alef. A redução do período chuvoso também é outro fator que pode contribuir.


Em Sinop, de janeiro até o momento, foram confirmados 1,5 mil casos de dengue. 

FONTE: Assessoria