96,5 MUTUM
AO VIVO
COMPARTILHE
COM OS AMIGOS!
3 semanas atrás - 24/12/2021

Exportações de carne bovina devem ser recorde em 2021

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Mesmo com o embargo da carna bovina brasileira pela China, que durou cerca de 100 dias, as exportações do produto em Mato Grosso deve ser maior do que o volume que embarcou para foram do país em 2020. É o que apontam as previsões do Instituto Mato-Grossense da Carne (Imac).


A expectativa é que sejam embarcados para o estrangeiro até o final do mês de dezembro de 2021 mais de US$1,74 bilhão. Em 2020, Mato Grosso exportou o equivalente a US$ 1,68 bilhão.


Com relação aos preços praticados em toda a cadeia produtiva, há uma expectativa de estabilidade. Isso porque, com a redução do abate de fêmeas nos 2 últimos anos, a oferta de animais deve aumentar em 2022, normalizando a pressão de custos dentro da porteira. A maior disponibilidade de animais também poderá ser sentida nas indústrias e consequentemente no varejo.


“O consumidor brasileiro pode esperar por preços estáveis, porém ainda altos no primeiro semestre pelo menos, já que há expectativa de uma maior oferta de animais para abate a partir do 2º semestre de 2022”, prevê o diretor do Imac, Bruno Andrade. Ele destaca que este ano houve uma valorização do preço médio da carne em Mato Grosso, se comparado com o ano passado.


 


Fonte: Capital Notícia