96,5 MUTUM
AO VIVO
COMPARTILHE
COM OS AMIGOS!
1 ano atrás - 22/07/2022

Prefeitura de Sinop prepara elaboração de Plano e inventário turístico municipal

Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

A Prefeitura firmou, com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), uma parceria para elaboração do Plano Municipal de Turismo e Atualização do Inventário de Oferta Turística do município, duas importantes ferramentas para o desenvolvimento estruturado do setor.


A turismóloga do município e responsável pelo Departamento de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), Leidiane Viegas, explica que o serviço de inventariação consiste em um levantamento de dados sobre atrativos, serviços e equipamentos turísticos em áreas rurais e urbanas. “O Ministério do Turismo tem orientando os municípios a manterem seus inventários atualizados, já que as informações contidas neles são de grande relevância para elaboração de projetos que visam a captação de recursos financeiros “, detalha.


De acordo com a turismóloga, ainda é possível realizar um diagnóstico e análise das informações levantadas pelo inventário, visando identificar as potencialidades e vocações das localidades, bem como alternativa de desenvolvimento socioeconômico.


Já o Plano Municipal de Turismo, é uma ferramenta que tem o intuito de contribuir com o desenvolvimento da atividade em âmbito municipal, apresentando estratégias e ações voltadas ao incremento e estruturação do turismo no destino.


Para o secretário da pasta, Klayton Gonçalves, Plano e Inventário corroboram entre si. Ele considera que, essas duas ações, são de fundamental importância para o fortalecimento do turismo em Sinop. “Nós somos referência em tantos setores e também queremos ser no turismo. Um município preparado, que conhece tudo o que tem a oferecer e planeja seu crescimento baseado no seu potencial só tem a ganhar”.


A equipe da SEDEC destaca, ainda, que o Plano de Turismo de Sinop será construído de maneira participativa, integrando a visão dos diferentes atores ligados ao turismo. “Nosso principal objetivo é, sem dúvida, o desenvolvimento e melhoria dos produtos e serviços turísticos. Para isso, precisamos da participação de toda a sociedade” destaca Viegas.


Os trabalhos de levantamentos de dados já foram iniciados e no próximo mês a equipe de trabalho estará em Sinop para o desenvolvimento das ações “in loco”.

FONTE: Assessoria