96,5 MUTUM
AO VIVO
COMPARTILHE
COM OS AMIGOS!
2 meses atrás - 26/05/2021

Secretaria conclui instalação de sonorizadores como medida imediata em substituição de radares

FOTO: ASSESSORIA
FOTO: ASSESSORIA

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos finalizou a implantação de sonorizadores de trânsito em 11 locais onde há a instalação de aparelhos de fiscalização eletrônica (radares). O instrumento é uma elevação de no máximo três centímetros no asfalto, que provoca trepidação e ruído na passagem de veículos, e, está prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).


O objetivo dele é alertar o condutor de motocicletas ou automóveis para a necessidade de reduzir ou manter a velocidade conforme estipulada para a via usada. Em Sinop o decreto 133/2020 determina velocidade máxima de 60 Km/h para avenidas e 50 Km/h para ruas. A avenida Governador Júlio Campos, a principal da cidade, por ter característica comercial, tem velocidade máxima permitida de 40 Km/h.


O sonorizador, compreendido por várias etapas, foi construído pela equipe da prefeitura e substituirá a fiscalização eletrônica atualmente instalada no município.


O engenheiro civil da pasta, especialista em transportes e trânsito, Ítalo Neto, explica que “primeiro é demarcado o local conforme o projeto. Após a marcação, é feita a aplicação da primeira camada de tinta estirenada e solvente. Comitantemente é feita aplicação de microesferas de vidro que é para fazer a secagem mais rápida e para começar a fazer o formato e espera-se secar. São seis etapas dessa aplicação em cada faixa de sonorizador”, disse ele.


O instrumento foi instalado na avenida Dom Henrique Froehlich (em frente ao cemitério), avenida das Itaúbas, avenida Joaquim Socreppa e nos cruzamentos da avenida das Sibipirunas com avenida Governador Júlio Campos; avenida dos Jacarandás com avenida Governador Júlio Campos; avenida André Maggi com rua dos Papagaios; avenida dos Ingás com rua dos Cajueiros; avenida das Figueiras com rua Joaquim Aleixo; rua das Orquídeas com rua dos Agapantos; avenida dos Tarumãs com rua das Avencas e, rua das Avencas com rua das Juçaras.


Determinado pelo prefeito Roberto Dorner (Republicanos), a fiscalização eletrônica deixa de funcionar na sexta-feira da próxima semana, dia 05/06. A partir de então a empresa responsável pela administração dos radares, iniciará a retirada dos instrumentos.


O secretário da pasta, major Joubert Sacramento, lembra que os instrumentos necessários para cada via ou pontos da cidade, será apontado pelo plano de mobilidade urbana que está em fase final de elaboração e deve ser entregue ao município no final desse primeiro semestre de gestão.


“O plano foi doado pela iniciativa privada de Sinop e compreende cinco etapas de elaboração. Nesse momento encontra-se na quarta etapa. Assim que for finalizado, a empresa levará o plano para audiência pública. Sendo aprovado pela população, será encaminhado para análise e posterior aprovação por parte dos vereadores da Câmara de Sinop”, comentou ressaltando que as primeiras sugestões do plano devem começar a ser implantadas até final deste ano.

FONTE: Assessoria