96,5 MUTUM
AO VIVO
COMPARTILHE
COM OS AMIGOS!
1 ano atrás - 21/05/2022

Estado apresenta para Sinop projeto “Sífilis não!”; foco é diagnóstico precoce e redução na transmissão

Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

Profissionais da Secretaria de Estado de Saúde estiveram em Sinop, nesta semana, para apresentar o projeto “Sífilis não!”, que tem como objetivo a eliminação da transmissão vertical da sífilis congênita nos municípios mato-grossenses. Na programação, apresentação de dados epidemiológicos da região, debates sobre fluxo de atendimentos, tratamentos e outros assuntos pertinentes ao tema.


A diretora de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, Juliana Rosinke, explica que o encontro proporcionou a apresentação do projeto às equipes da Secretaria, elencando pontos positivos e negativos do município. A partir do encontro, a pasta promoverá uma capacitação para enfermeiros da atenção primária sobre diagnósticos clínicos e notificações. “A intenção é promover o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento, diminuindo a transmissão”, explicou o processo.


Durante a semana de atividades, os profissionais do Governo Estadual destacaram que a doença vem apresentando novos sinais possíveis de serem identificados. Deste modo, reforçando a importância de promover a atualização dos profissionais de saúde. Conforme Rosinke, a capacitação dos enfermeiros deve ocorrer no segundo semestre do ano. Já para os médicos, a diretora lembra que houve uma atualização sobre o mesmo tema há cerca de 15 dias.


Para a secretária de Saúde, Daniela Galhardo, a parceria com o Estado auxilia no desenvolvimento e aprimoramento dos trabalhos realizados na área da saúde no município. “Para nós essa relação, essa parceria entre Secretaria de Estado e Secretaria Municipal é muito importante. Estamos à disposição da SES”, pontuou.


CAMPANHA “SÍFILIS NÃO”


O Estado de Mato Grosso integra a campanha nacional de enfrentamento à doença.  O projeto “Sífilis Não” tem como foco sensibilizar a população, gestores e profissionais de saúde sobre a prevenção da sífilis congênita e transmissão vertical, bem como alertar para a importância da realização do diagnóstico oportuno e tratamento adequado. O projeto é resultado de uma cooperação técnica entre o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde; Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana da Saúde.


SELO DE BOAS PRÁTICAS


Sinop está entre as cidades mato-grossenses consideradas “prioritárias” no pleito ao “selo de boas práticas”, oferecido pelo Ministério da Saúde aos municípios e estados que ainda não atingiram as metas de eliminação da Transmissão Vertical de HIV e/ou Sífilis, mas apresentam indicadores com metas e resultados gradativos de redução de casos. O selo é direcionado aos municípios com taxa de incidência para Sífilis Congênita  entre 2,5 a 7,5/1.000 em nascidos vivos.


SOBRE A SÍFILIS


A sífilis é uma doença silenciosa e de caráter sistêmico. Ela é causada pela bactéria Treponema pallidum, transmitida por contato sexual. Pode ser transmitida também na gestação ou parto, causando consequências como aborto, natimorto, parto prematuro, retardo do desenvolvimento neuropsicomotor, lesões de pele e malformações, com mortalidade em torno de 40% nas crianças infectadas.

FONTE: Assessoria