Levantamento realizado pelo CISE (Centro de Informações Socioeconômicas) da Unemat, em parceria com a CDL Sinop, revela que 66% dos consumidores pretendem realizar suas compras do Dia dos Namorados em lojas do comércio local.
O dado reforça o papel estratégico da data comemorativa para o varejo sinopense, movimentando diferentes segmentos, como vestuário, flores, cestas de café da manhã, cosméticos e refeições especiais.
A pesquisa, que ouviu 190 consumidores, também mostra que 26% dos entrevistados pretendem gastar mais de R$ 300 com o presente.
Outros 29% afirmaram que pretendem gastar entre R$ 100 e R$ 200, enquanto 17% disseram que irão investir entre R$ 200 e R$ 300. Já 14% planejam gastos de até R$ 100.
Esse cenário revela um tíquete médio relevante, especialmente se considerado o impacto positivo em setores que oferecem produtos e serviços personalizados ou com maior valor agregado.
A pesquisa também apontou que, em comparação a 2024, 34% dos consumidores afirmam que pretendem gastar mais neste Dia dos Namorados. Outros 40% planejam gastar o mesmo valor, enquanto apenas 14% declararam que vão gastar menos.
Esse dado reforça o momento de otimismo e mostra que a data tende a ser mais forte que a do ano passado, especialmente entre casais que buscam experiências ou presentes mais elaborados.
Para o presidente da CDL Sinop, Edmundo Costa Marques Neto, os resultados reforçam o potencial da data, mas também servem como motivador para que os empresários do setor se mobilizem.
“A pesquisa ajuda a direcionar as estratégias dos lojistas e comprova que o consumidor sinopense continua priorizando o comércio local. Mas os dados também mostram que menos da metade dos comerciantes pretende fazer alguma campanha para o Dia dos Namorados. É fundamental que o setor aproveite esse cenário promissor, invista em promoções, ambientações temáticas e ações de divulgação para atrair ainda mais consumidores e garantir boas vendas”.
O CISE é uma iniciativa do Curso de Ciências Econômicas e da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FACISA) da Unemat/Sinop. Desde 2013, em parceria com instituições como a CDL Sinop, acompanha indicadores fundamentais para o desenvolvimento econômico da cidade e da região, como o Índice de Confiança Empresarial (ICE) e o Índice de Preços ao Consumidor de Sinop (IPC Sinop).