O Procon de Sinop divulgou um balanço das atividades realizadas no ano de 2021, com os resultados obtidos. Ao todo foram 3.651 ocorrências, divididas entre consultas, reclamações por ofício, aberturas de reclamações diretas contra as empresas, cartas de informações preliminares (CIP) e orientações. No setor de audiências conciliatórias, foram registradas 548 ações realizadas, enquanto o jurídico realizou 1.789 procedimentos.
Para os consumidores, foram realizadas orientações para 520 pessoas, além da efetiva entrega de Códigos de Defesa do Consumidor, enquanto para os fornecedores, foram 700 atendimentos, também com entregas de exemplares do CDC. No comparativo do quantitativo de ações realizadas pelo Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor de Sinop entre 2020 e 2021, foi registrado um aumento de quase 30%. No ano de 2020 foram 2.828 atendimentos, enquanto em 2021, esse número aumentou para 3.651 atendimentos.
No ranking de reclamações, o setor de “Assuntos Financeiros” foi o campeão, com 1.250 registros. Problemas com instituições bancárias, cartões de crédito e cobranças indevidas estão entre as reclamações. Na 2ª posição está o setor de “Serviços Essenciais”, com 959 reclamações contra empresas de energia, água e esgoto e telefonia, por exemplo. Na 3ª posição, estão os “Serviços Privados”, com 579 registros, englobando reclamações contra escolas particulares, cursos e faculdades, empresas privadas, entre outras.