96,5 MUTUM
AO VIVO
COMPARTILHE
COM OS AMIGOS!
3 semanas atrás - 02/12/2024

Missão técnica do Sebrae/MT leva produtores de Sinop e Cuiabá para Congresso Nacional de Apicultura e Meliponicultura

Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

Uma comitiva de mais de 20 pessoas dos municípios de Sinop e Cuiabá participaram, nos dias 28 e 29 de novembro, do 24º Congresso Brasileiro de Apicultura e do 10º Congresso Brasileiro de Meliponicultura. A missão à cidade de Aparecida do Norte, interior de São Paulo, foi organizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) para valorizar o setor da apicultura.


Segundo o gerente regional do Sebrae/MT, Volmir Contreira, os participantes tiveram a oportunidade de acompanhar palestras e minicursos sobre produção artesanal, custos de produção, além do manejo na produção de produtos à base de mel.


“O objetivo principal foi levar os apicultores para terem acesso a novas tecnologias, conhecimentos que agreguem valor à sua atividade apícola dentro do estado. Tivemos o momento de trabalhar a organização do setor em Mato Grosso para que cada vez mais se fortaleça”, disse.


O congresso, que é realizado a cada dois anos, tratou sobre produção, gestão e comercialização de produtos. “Para o Sebrae/MT, a atividade apícola é um setor fundamental para o desenvolvimento sustentável de Mato Grosso. As abelhas, especialmente a africanizada, desempenham um papel crucial na polinização, contribuindo para o aumento da produtividade de diversos cultivos. Além disso, a apicultura estimula a preservação ambiental, favorecendo a manutenção e o crescimento das floradas, o que potencializa ainda mais a produtividade.”, explica Volmir.


Mato Grosso ocupa atualmente o 14º lugar na produção de mel no país, com uma produção anual de 466 toneladas, segundo pesquisa divulgada pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Um dos integrantes da comitiva foi o presidente da Cooperativa Agropecuária Mista de Produtores Rurais de Sinop (Coopernop), Mauro Dall Agnol. Ele ressaltou a importância da parceria com o Sebrae/MT no fortalecimento do setor e no desenvolvimento dos pequenos produtores.


“Levamos uma bagagem muito importante com feedbacks que tivemos com outros produtores e pessoas que industrializam e que processam o mel. É muito importante para a cadeia produtiva da apicultura e queremos levar muitos ensinamentos que aprendemos”, contou.


A prefeitura de Sinop foi representada pela médica veterinária da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Graciele Batista. Ela frisou que um dos pontos mais importantes do congresso foi comparar alguns problemas de Mato Grosso semelhantes ao de outros estados, além da sustentabilidade.


“É um tema em alta e todos estão buscando trabalhar tecnicamente de forma sustentável para amenizar essa questão amplamente discutida entre agricultores e apicultores. Estamos todos empenhados em mostrar que é possível a apicultura e a agricultura coexistirem e trabalharem juntas”, destacou.

FONTE: Assessoria