96,5 MUTUM
AO VIVO
COMPARTILHE
COM OS AMIGOS!
3 meses atrás - 13/10/2021

Faculdade oferece atendimento psicológico gratuito para vítimas de violência doméstica

FOTO: Divulgação
FOTO: Divulgação


Em Sinop, as vítimas de violência doméstica, podem contar com o “Projeto Conversar”. A ação gratuita é uma realização da UNIC Sinop, por meio da clínica-escola de psicologia.


O trabalho é uma parceria da universidade com a Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica, desta forma toda e qualquer pessoa vítima da violência no seio familiar, pode entrar em contato pelo telefone da clínica, que funciona em formato de plantão, de segunda a sexta-feira, das 14h às 19h.


Todo o atendimento é feito pelos alunos do curso de psicologia da unidade, que estarão sob a orientação dos professores e profissionais. A coordenadora do curso de psicologia da Unic de Sinop, Michelli Favaretto, explica que, caso a interessada deseje, a equipe fará agendamento de consultas psicológicas presenciais.


"A pessoa que é vítima de violência doméstica, ela faz o contato, ela liga e no momento é atendida por um aluno estagiário e posteriormente se ela desejar é agendado um atendimento clínico presencial. Os atendimentos são todos feito pelos alunos de psicológia e todos eles estão sob orientação dos professores e profissionais formados que estão o tempo todo dentro da clínica", explicou. 


O objetivo principal do projeto, é facilitar o acesso da população por meio do telefone, tendo o intuito de quebrar o medo do silêncio. Dados do Governo do Estado de Mato Grosso apontam que cerca de 80% das vítimas de feminicídios em Mato Grosso nunca haviam registrado boletim de ocorrência contra o agressor.


Precisamos entender que a vítima de violência doméstica sofre com o medo da exposição ou constrangimento. O pensamento errado de culpabilização e por vez, essas sistuaçãoes todas faz com que ela tenha medo, não busque ajuda, não denuncie.O intuito do atendimento por telefone é justamente para fornecer amparo de forma mais ampla, rápida e acolhedora”, contou.


Os interessados em ter esse atendimento sem nenhum custo, pode entrar em contato pelo telefone 66 3211-2029.

FONTE: Lívia Kriukas / Redação Meridional Notícias