96,5 MUTUM
AO VIVO
COMPARTILHE
COM OS AMIGOS!
2 meses atrás - 27/12/2023

Unidades móveis aplicaram 46 mil vacinas desde que começaram a percorrer Estado

Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

As unidades móveis de vacinação da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) aplicaram 46.711 vacinas e realizaram 25.112 atendimentos desde que começaram a percorrer o estado, no início do programa Imuniza Mais MT, em julho de 2021. Já foram visitados 74 municípios do interior.


O veículo auxilia os municípios de Mato Grosso no alcance das metas de vacinação da população. “Essa é mais uma ferramenta do Governo do Estado que está à disposição para potencializar a vacinação em Mato Grosso. Por meio dessa unidade, nós auxiliamos os municípios que precisam chegar em locais mais remotos a alcançar o maior número possível de pessoas”, afirmou o secretário Estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo.


O Programa Imuniza Mais MT dispõe de duas unidades móveis de vacinação do tipo caminhão truck, totalmente adaptado com recepção, sala de vacina e pequena rede de frio para armazenamento dos imunizantes. Os veículos contam, ainda, com gerador de energia, ar-condicionado, frigobar, câmaras de conservação de vacinas e freezeres, além de um elevador para acessibilidade de cadeirantes.


Conforme a superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes, os veículos estão à disposição dos municípios e entidades públicas. "Queremos facilitar o acesso do cidadão aos imunizantes, de forma a auxiliá-los na prevenção das doenças imunopreveníveis", pontuou a gestora.


O município interessado no serviço deve enviar a solicitação no e-mail da Coordenadoria do Programa Estadual de Imunização: cpei@ses.mt.gov.br.


Para o atendimento, a SES disponibiliza os veículos e uma equipe técnica; já os municípios fornecem insumos e vacinador, além de mobilizar a população e equipe técnica.


Entre as vacinas disponíveis no veículo estão contra hepatite A e hepatite B, poliomielite, rotavírus humano, febre amarela, tríplice viral DTP, HPV, meningocócica, tríplice bacteriana, dT (dupla tipo adulto), influenza, pneumococo e contra Covid-19, como a bivalente.

FONTE: Assessoria