96,5 MUTUM
AO VIVO
COMPARTILHE
COM OS AMIGOS!
3 semanas atrás - 28/12/2021

MT Hemocentro processou mais de 37 mil bolsas de sangue em 2021

Foto por: Michel Alvim | Secom-MT
Foto por: Michel Alvim | Secom-MT

O MT Hemocentro encerra o ano de 2021 com mais de 37 mil bolsas de sangue analisadas e aptas para doação aos pacientes atendidos pela rede de hospitais e prontos-socorros do Sistema Único de Saúde (SUS).


As unidades da hemorrede, que são Agências Transfusionais e Unidades de Coleta e Transfusão vinculadas aos hospitais públicos do estado, receberam o total de 19.110 bolsas de sangue. Entre os hospitais que mais precisaram de hemocomponentes do sangue, estão os prontos-socorros de Cuiabá e Várzea Grande; o Hospital Universitário Júlio Muller; o Hospital Regional de Cáceres e o Hospital Metropolitano.


O resultado é fruto da soma de esforços da equipe técnica do MT Hemocentro e das 72 parcerias firmadas com instituições públicas e privadas na promoção de campanhas para a coleta voluntária de sangue. As doações ocorreram na capital e no interior do estado, por meio das Unidades de Coleta e transfusão.


“Em 2022, essas parcerias deverão ser intensificadas com a aquisição de carreta e caminhão equipados para percorrer os municípios e realizar coletas. Isto é, mesmo com um saldo positivo em 2021, esperamos alcançar um maior número de parcerias e doações no próximo ano”, avaliou a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela.


Em 2021, foram cadastrados 16.379 candidatos à doação de sangue na unidade central, em Cuiabá. A equipe do Hemobus – unidade móvel do MT Hemocentro – cadastrou mais 2.660 candidatos em diversos municípios, instituições públicas e privadas.


A equipe técnica ainda cadastrou 28.827 doadores na Hemorrede, que está descentralizada entre 14 municípios de Mato Grosso, e 700 doadores via Redome, cadastro de doadores de medula óssea. O serviço de ambulatório também atendeu a 8.639 pacientes com diferentes doenças do sangue e que precisam receber a transfusão para a manutenção do tratamento.

FONTE: Assessoria