96,5 MUTUM
AO VIVO
COMPARTILHE
COM OS AMIGOS!
1 ano atrás - 03/06/2022

SINOP: vacinação aos sábados continua em junho

Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

A Prefeitura de Sinop segue, em junho, com a programação de vacinação aos sábados para a população. São nove pontos de atendimento, das 8h às 17h, com a oferta de vacinas de rotina para crianças e adultos, contra Covid-19 e das campanhas nacionais em vigor (gripe e sarampo). 


Os atendimentos ocorrem por ordem de chegada. Para vacinar, é importante a apresentação dos documentos pessoais, cartão SUS e cartão de vacinação. Em caso de menores, é fundamental estar acompanhado por um responsável legal. 


Confira os locais de atendimento:
UBS Sabrina 
UBS São Francisco
UBS São Cristóvão
UBS Nações
UBS Palmeiras
UBS Primaveras
UBS Maria Vindilina II
CIA Jacarandás
CIA André Maggi


A vacina pediátrica contra Covid (para crianças entre 05 e 11 anos) estará disponível apenas nos CIA’s André Maggi e Jacarandás e, também, na UBS São Cristóvão.


QUEM PODE RECEBER A VACINA CONTRA GRIPE?
Na campanha contra gripe, estão sendo atendidos os seguintes grupos: crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias); trabalhadores da saúde dos serviços público e privado; gestantes e puérperas (todas as mulheres no período até 45 dias após o parto); professores do ensino básico e superior; povos indígenas; idosos com 60 anos ou mais; profissionais das forças de segurança e salvamento; profissionais das forças armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso e, pessoas com deficiência permanente. 


Todos os profissionais que compõe o grupo prioritário, no ato da vacinação, devem comprovar vínculo de atividade, como cópias de holerites ou carteira de trabalho. No caso das puérperas, é importante apresentar a certidão de nascimento da criança ou o cartão da gestante. Também fazem parte do público-alvo na campanha contra gripe as pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Nestes casos, segundo o informe técnico do Ministério da Saúde, é importante apresentar algum comprovante que demonstre pertencer a algum dos grupos de risco (exames, receitas, relatório médico, prescrição médica, por exemplo).


QUEM PODE RECEBER A VACINA CONTRA O SARAMPO?
Nesta campanha, o público a ser vacinado é formado por crianças de seis meses a menores de 5 anos de idade e trabalhadores da saúde.


QUEM PODE RECEBER A VACINA CONTRA A COVID-19?


1ª e 2ª doses: crianças com 05 anos ou mais e adultos.
3ª dose (ou dose de reforço): disponível para pessoas com 12 anos ou mais.
4ª dose: disponível para idosos com 60 anos ou mais e, também, para pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos.


Compõe o grupo de imunocomprometidos: pessoas com imunodeficiência primária grave; em quimioterapia para câncer; transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) uso de drogas imunossupressoras; pessoas vivendo com HIV/AIDS; uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias; uso de drogas modificadoras da resposta imune; auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias; pacientes em hemodia?lise e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

FONTE: Assessoria