96,5 MUTUM
AO VIVO
COMPARTILHE
COM OS AMIGOS!
1 ano atrás - 03/05/2022

UHE Sinop alcança segundo recorde de geração de energia em 2022

FOTO: Divulgação
FOTO: Divulgação

A Usina o início da operação elétrica, iniciada em 202. comercial da usina, em 2019.


A geração de energia da usina hidrelétrica está diretamente ligada à disponibilidade de recurso hídrico, que varia de acordo com o úmido, que vai de dezembro a maio. Além disso, o fator de configurações de energia foi adicionado para a UHE Sinop alcançar o segundo registro para estabilização da produção de energia com a finalização do maquinário do empreendimento. Esse processo é conhecido como 'curta os anos da operação e uma operação iniciada com uma geração a operação, o volume em seguida como mudanças que são realizadas.


O segundo registro da geração de energia da UHE Sinop no intervalo de dois meses representa a eficiência operacional do trabalho realizado no empreendimento. Os números não retratam apenas a expertise da Sinop Energia, mas também o apoio aos municípios da área de influência da usina e contribuição, uma vez que a geração de energia elétrica se converte em royalties da água. Em 2021, a UHE Sinop gerou cerca de R$ 7,5 milhões em royalties pelo uso da água, valor 126% maior do que o ano anterior, e já rendeu aproximadamente R$ 11 milhões à esfera pública desde o início da operação ”, conta Ricardo Padilha, diretor-presidente da Sinop Energia.


O valor total a ser distribuído pelos geradores é equivalente a cerca de 7% de toda a energia produzida mensalmente pelas usinas hidrelétricas, valorada pela TAR - Tarifa Atualizada de Referência, determinada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A quantidade é repartida entre os municípios e a área das influências hidrelétricas da empresa e dos órgãos da administração direta da União. A Aneel gerencia a arrecadação e distribuição de recursos. A compensação é repassada mensalmente e não pode ser usada para pagamento de folha pessoal ou para quitar dívidas, exceto como contraídas junto à União. Entretanto, os recursos das comunidades têm liberdade e podem ser considerados como alvos.

FONTE: Assessoria