96,5 MUTUM
AO VIVO
COMPARTILHE
COM OS AMIGOS!
1 mês atrás - 15/12/2021

Sema apresenta Relatório de Gestão de Recursos Hídricos 2021

Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) apresentou a deputados estaduais o Relatório de Gestão de Recursos Hídricos 2021, nesta terça-feira (14.12). A reunião aconteceu na Assembleia Legislativa de Mato Grosso e foi transmitida pela TV Assembleia.


O relatório traz informações sobre a estruturação da Superintendência de Recursos Hídricos da Sema (SURH), que é o órgão gestor da Política Estadual de Recursos Hídricos, os instrumentos normativos, atuação em segurança de barragens, planos de Bacias Hidrográficas, outorga, monitoramento qualitativo e quantitativo da água superficial, programas de apoio à gestão de recursos hídricos, órgãos colegiados e atividades de competência da SURH.


“Mostramos as principais ações que podem ser mensuradas quando se fala de recursos hídricos, em especial a adequação às legislações que eram necessárias e também na emissão dos autos autorizativos”, explicou a secretária adjunta de Licenciamento Ambiental e Recursos Hídricos, Lilian Ferreira, destacando a abertura da Assembleia Legislativa para que a gestão de recursos hídricos no Estado possa ser mostrado à sociedade.


A secretária adjunta falou também sobre o módulo digital do Sistema de Gestão dos Recursos Hídricos, que será lançado nesta quarta-feira pela Sema. “A outorga precede qualquer licenciamento, só irá emitir as licenças após ter as outorgas emitida e isso traz uma demanda muito grande ao setor. As tecnologias irão mudar este cenário, o sistema digital vem para que se possa fazer os cálculos de forma mais rápida e segura e a tramitação dos processos possa ser mais célere diminuindo o tempo de resposta”.


O superintendente de Recursos Hídricos da Sema, Luis Noquelli, que fez a apresentação do relatório, agradeceu a equipe técnica da Pasta que estava presente no local. “Se não tivermos a parceria dos nossos servidores não conseguimos fazer nada. Agradecemos todos que estão direta ou indiretamente envolvidos com a gestão da água no Estado”.


O deputado Gilberto Cattani destacou ser interessante e prática a forma de apresentação do relatório. “A avaliação foi positiva, ficamos satisfeitos com o relatório. Parabenizo a Secretaria, é de suma importância prestar conta do que estamos fazendo, trabalhamos para a população e devemos dar satisfação ao povo de Mato Grosso.

FONTE: Assessoria