96,5 MUTUM
AO VIVO
COMPARTILHE
COM OS AMIGOS!
2 meses atrás - 31/03/2021

Mauro Mendes diz que fechou compra de 1,2 milhão de doses de vacina russa

Foto: União Química/Divulgação
Foto: União Química/Divulgação

O governador Mauro Mendes (DEM) anunciou, nesta quarta-feira (31), a compra de 1,2 milhão de doses da vacina da Rússia Sputinik V para Mato Grosso. A compra acontece após negociação conjunta entre os estados do Consórcio Amazonas, o qual Mato Grosso faz parte, o Consórcio do Nordeste e o fundo soberano da Rússia.


O custo é de U$ 9,95 cada dose. Segundo Mauro Mendes, o contrato com a empresa russa deve ser assinado ainda nesta quarta-feira. A Sputnik V, desenvolvida pelo Instituto Gamaleya, foi autorizada para uso emergencial pelo governo russo antes mesmo do fim dos estudos clínicos. A vacina já foi aprovada para uso na Argentina e em outros países da América Latina.


De acordo com o governador, essa foi a única vacina que o estado conseguiu negociar. Segundo ele, o governo esteve em contato com empresas e distribuidores do Brasil e de outros países, no entanto, a grande maioria se negou a fazer negociações diretamente com os governos estaduais.Outra tentativa foi a negociação com a Rússia, em parceria com o Consórcio da Amazônia e do Nordeste, que evoluiu e resultou em um contrato com 37 milhões de doses para os estados, sendo 1,2 milhão para Mato Grosso.


A previsão de entrega, segundo o governo, é entre abril e julho deste ano.

FONTE: G1