96,5 MUTUM
AO VIVO
COMPARTILHE
COM OS AMIGOS!
2 meses atrás - 23/11/2021

Vaias marcam sessão da Câmara com reprovação de projeto para inserção de negros em campanhas publicitárias do executivo

Foto: Lívia Kriukas
Foto: Lívia Kriukas


A sessão da Câmara de Vereadores de Sinop, realizada ontem foi marcada principalmente por vaias e aplausos, de direita e esquerda. Como também a presença até da polícia militar, para conter os ânimos exaltados.


Tudo isso, devido a divisão de opiniões entre os parlamentares e a população referente ao projeto de lei 061, que pretende incluir artistas e modelos negros em filmes e peças publicitárias encomendadas pela prefeitura de Sinop.


A PL, de autoria da vereadora, aProfessora Graciele (PT), passou por primeira votação e foi reprovado por nove votos a cinco. Votaram a favor além da autora, os vereadores Lucinei, Paulinho Abreu, Célio Garcia e Luis Paulo.


Professora Graciele explica a importância da PL.


Com a reprovação do projeto na tribuna, a parlamentar ainda comenta sobre o posicionamento dos colegas do legislativo.


No inicio da sessão, membros da Ubuntu - Rede Matogrossense de Formação Continuada em Educação para as Relações Étnico-raciais, entregaram a todos no plenário, uma cópia de uma carta aberta aos vereadores, como uma forma de olhar com outros olhos o projeto e aprovar a PL, assim como destaca a militante no movimento negro em Sinop, Zeneide Pereira.


Sendo um dos nove a votar contra, Professor Mário, se justificou sobre o posicionamento dele.


Poucos minutos antes do projeto ser reprovado em votação, vaias e aplausos tanto de esquerda, quanto de direita, chamaram a atenção do plenário, durante as falas dos parlamentares, onde a polícia militar foi acionada para se fazer presente com duas viaturas na Casa de Leis. Porém, ninguém precisou ser retirado a força. O presidente da Câmara, Elbio Wolkweis, pediu respeito por parte da população, enfatizando que se não houvesse compreensão seriam tirados pelos PMs.

FONTE: Lívia Kriukas / Redação Meridional Notícias