96,5 MUTUM
AO VIVO
COMPARTILHE
COM OS AMIGOS!
2 meses atrás - 08/06/2022

Procon de Sinop orienta consumidores sobre compra de presentes do Dia dos Namorados

Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

Neste domingo (12/06) é comemorado o Dia dos Namorados. A data comemorativa é uma das que mais movimentam o comércio, pois tradicionalmente ocorrem trocas de presentes, jantares especiais, eventos comemorativos e até hospedagens em hotéis, por isso, tomar alguns cuidados podem ser fundamentais pra evitar problemas com os presentes. O Procon Sinop, traz algumas orientações importantes para os consumidores, para que não sejam lesados na compra dos presentes. As dicas valem para quem pretende comprar presencialmente ou na forma online. Veja abaixo:


Antes de presentear a pessoa amada, reflita, faça orçamento, verifique a reputação da loja, seja física ou virtual. Consulte o CNPJ junto a Receita Federal, verifique os comentários no pós-venda e, se mesmo assim houver dúvidas, procure o PROCON - Sinop/MT.


Em caso de compras em lojas virtuais, evite links encaminhados ou disponibilizados nas redes sociais. Acesse ou preferencialmente, digite endereço eletrônico dos sites oficiais, já conhecidos, e, principalmente, desconfie dos preços baixos! REFLITA ANTES DE COMPRAR. DÊ PREFERÊNCIA AO COMÉRCIO LOCAL.


Os produtos adquiridos via internet ou por telefone, dão ao consumidor, o direito de arrependimento, podendo, no prazo máximo de 07 dias da compra ou do recebimento, que é considerado o “prazo de reflexão”, devolver o produto em perfeitas condições e receber o valor pago (art.49 do CDC).


Na compra de qualquer produto, verifique o prazo de garantia e exija a Nota Fiscal (art.39, inciso VIII do CDC). Para eventual troca ou reclamação, é importante a apresentação do documento fiscal. Importante frisar ainda que, toda “promessa” feita pelo vendedor, poderá ser discriminada na Nota Fiscal.


Para aqueles que já estão pensando em adquirir um imóvel para sua residência, fique atento com os juros e índices de reajuste. Faça um planejamento financeiro antes de assinar o contrato, pois o valor das parcelas sofrem atualizações, o que poderá inviabilizar o pagamento a longo prazo. Reflita, faça cálculos antes de comprar.


 Cuidado! Não existe “Consórcio Contemplado”.  Entenda a diferença: I) Consórcio é a reunião de pessoas, com prazo de duração e cotas previamente determinadas, que serão contempladas, por meio de sorteio ou lance; II) No empréstimo, o valor é liberado após a contratação diretamente ao consumidor; III) Já no financiamento, o valor é liberado diretamente ao vendedor, ficando o pagamento parcelado, a encargo do consumidor. Portanto, leia atentamente cada contrato, pois, trata-se de modalidades distintas de crédito.


Consumidor, anote todas as promessas do vendedor e verifique se as mesmas constam no contrato. Não se esqueça de anotar os números de protocolos de atendimentos.


Fique atento também com os “Empréstimos Consignados”. Não envie dados pessoais, fotos (selfie) ou documentos para “atualização cadastral” via Whats App ou SMS. No site do INSS, o consumidor pode restringir o acesso indesejado de terceiros ao seu beneficio, basta clicar no campo “BLOQUEADO PARA EMPRÉSTIMO”. NÃO ATENDA TELEFONES DE PESSOAS ESTRANHAS. Cadastra-se no programa não me perturbe. Caso queira contratar qualquer tipo de empréstimo, se dirija até uma instituição oficial.


Estas são algumas orientações para os consumidores no dia dos Namorados. A felicidade é resultado de um bom planejamento. O Procon-Sinop/MT está localizado na Rua das Aroeiras, n.1.116, Setor Comercial, Telefone (66) 3531-1512 ou 9-9998-8585.

FONTE: Assessoria