96,5 MUTUM
AO VIVO
COMPARTILHE
COM OS AMIGOS!
2 semanas atrás - 29/05/2021

Sinop: alto índice de alvarás impulsiona geração de empregos e presidente cobra valorização

As 277 autorizações de alvarás para obras, em abril, o que representa o maior índice da média histórica desde o ano de 2001 refletiram nas vagas de empregos na construção civil e criou 95 a mais, para trabalhos de infraestrutura, construção de edifícios, casas, demolição entre outras, segundo dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

O número também é 326% maior, em relação ao mês de abril do ano passado, em que a emissão ficou prejudicada devido à situação da pandemia do Coronavírus. Foram emitidas em abril do ano passado 65 autorizações e com isso 313 novos trabalhadores foram contratados. Demitidos foram 281.


Com resultados positivos, o presidente Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e Mobiliário (Siticom), Vilmar Mendes Galvão, cobrou mais valorização dos profissionais. “Com todo o crescimento da economia, na área da construção civil, que não parou nem com a pandemia, só cresceu, os números estão mostrando, nós trabalhadores precisamos também receber algo em troca. A economia está boa, o cenário da construção sempre foi positivo para Sinop, porém, é diferente para os trabalhadores”.


Galvão emendou ainda que “trabalho para benefícios para a classe, no momento, com todo esse crescimento que houve, apenas 2,05% foi dado de aumento ano passado para os trabalhadores. É bom para a economia, para o município, mas os trabalhadores não podem ficar somente ouvindo notícias altamente positiva ao capital e a eles apenas pão e água. O que ganha não é a realidade do que se aponta”.


O número também repercutiu e garantiu novo recorde dos últimos 20 anos, quando somado o primeiro quadrimestre. Nos primeiros quatro meses de 2021, foram emitidos 865 alvarás, enquanto em 2020, por exemplo, foram 498 no quadrimestre.


A metragem total de áreas autorizadas para construção em abril, ficou em 44.515,66 m², superando março, que acumulou 37.116,05 m².