96,5 MUTUM
AO VIVO
COMPARTILHE
COM OS AMIGOS!
2 meses atrás - 17/07/2021

Horta sensorial será implantada na APAE de Sinop

Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

Promover a inclusão de alunos da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) através do contato com a natureza é o objetivo da horta sensorial que será implanta na Escola Gente Esperança. A parceria entre a prefeitura de Sinop e a APAE, vai levar para dentro da escola uma horta com mais de 35 espécies diferentes, que vai beneficiar 240 alunos da instituição.


A horta sensorial é um projeto que ajuda a estimular os quatro sentidos humanos. O tato: através das diferentes texturas; o olfato: com a riqueza de cheiros exalados pelas plantas; a audição: com os sons da água ao regar e o barulho das folhas, e o paladar, com os sabores através da utilização no preparo de alimentos.


Para a diretora da APAE Sinop, Marlize Comachio, essa parceria veio em boa hora e vai ajudar muito no desenvolvimento dos alunos. “No momento não estamos com alunos aqui, então a horta será montada e quando eles retornarem, já estará produzindo e eles cuidarão dela com muito carinho”, afirma.


Além do contato com a natureza, que auxilia no desenvolvimento dos alunos, o projeto vai ser utilizado de forma pedagógica. “Esse trabalho [de horta sensorial] é fantástico, o sensorial ajuda muito no desenvolver dos alunos, principalmente para os nossos que são especiais”.


Segundo o técnico agrícola da prefeitura, Valdir José de Oliveira, responsável pelo projeto, a horta sensorial já vem sendo trabalhada pela prefeitura para receber a visitação de produtores rurais, no espaço da Acrinorte, onde acontece a Norte Show. Agora esse projeto se estende para beneficiar os alunos da APAE. “Esse contato com as plantas, o cheiro, o sabor, o ato de cuidar delas e levar para a casa, vai trazer muitos benefícios para eles”, explica Valdir ao destacar que “hoje em dia o jovem não sabe o que é uma planta medicinal e o quanto elas tem poder e trazem benefícios.”


Dentre as dezenas de plantas que serão cultivadas no espaço estão a ora-pro-nóbis, rica em nutrientes, a mirra, a losna, o anador, a erva cidreira, a cebolinha, cheiro verde, alface, couve, entre outras.

FONTE: Assessoria