96,5 MUTUM
AO VIVO
COMPARTILHE
COM OS AMIGOS!
1 ano atrás - 04/05/2022

Justiça determina manutenção em orelhões em Sinop para que voltem a funcionar

FOTO: Divulgação
FOTO: Divulgação

O juiz Mirko Vincenzo Giannotte, da vara especializada da fazenda pública de Sinop determinou a manutenção dos orelhões existentes na cidade. O telefone público é uma ferramenta importante no processo de expansão da telefonia fixa e de acesso à informação.


O orelhão, segundo ele, possibilita o acesso de qualquer pessoa, independentemente de sua localização e condição socioeconômica às comunicações. A decisão tem como base uma ação civil pública do Ministério Público Estadual (MPE) em 2012. Na ação, o MPE pediu que sejam feitas manutenções e adequações nos locais onde os equipamentos estão instalados.


Em 2018 a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) um decretou liberando as concessionárias de telefonia móvel de investimento em trocaelhões, que levariam o país a todas as áreas do sinal. com o decreto, na época quase 60 mil telefones de uso público foram desligados no país.


De acordo com a Anatel, “os telefones ainda fazem parte da realidade de muitos brasileiros. (...) cerca de 62% dos orelhões ativos processam, em média, até duas chamadas por dia, considerando as remessas e entregues”.

FONTE: G1 MT