96,5 MUTUM
AO VIVO
COMPARTILHE
COM OS AMIGOS!
7 meses atrás - 20/11/2023

Onda de calor afeta seu cabelo? 3 erros que você provavelmente comete os fios nos dias mais quentes

REPRODUÇÃO INTERNET
REPRODUÇÃO INTERNET

O verão ainda não começou, mas as altas temperaturas tomaram conta do Brasil por conta de uma onda de calor apontada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em 15 diferentes estados. Além buscar de looks mais fresquinhos e arejados, é também necessário redobrar os cuidados com o cabelo, sabia?


"Assim como qualquer parte do corpo, os cabelos também necessitam de atenção extra, principalmente durante períodos de temperaturas extremas. Sem esses cuidados, eles podem ficar com a raíz oleosa e as pontas ressecadas, além de quebradiços, opacos, com frizz acentuado e, até mesmo, cheios de caspa, devido ao suor causado pelo calor", explica Marcella Dias, hairstylist e sócia do Mega Studio Be Emotion.


A seguir, listamos quatro erros muito comuns em dias de calor e a especialista em beleza conta como solucioná-los de um jeito prático.


1. Não mudar os cuidados de hidratação do cabelo iguais
Em dias mais quentes, é normal que a quantidade de suor aumente: o suor tem cloreto de sódio em sua composição e esse componente pode causar a desidratação do cabelo.


"Em dias de calor extremo, lave-os com um shampoo que possua ativos hidratantes e, após enxaguar, aplique uma máscara hidratante, para recuperar a umidade perdida. Se possível, também faça um tratamento específico antes de entrar na água", recomenda.


"É muito importante proteger os cabelos antes de entrar no mar, pois a água salgada resseca os fios com facilidade. Também recomendo enxagua-los com água doce após o banho de mar e, logo em seguida, passar um creme ou condicionador hidratante, a fim de repor os nutrientes", orienta Marcella.


2. 'Esquecer' do couro cabeludo
Por causa das altas temperaturas, é comum que a pele fique suja com maior facilidade. Esse suor, no couro cabeludo, se transforma em oleosidade.


"Para evitar que os cabelos fiquem sujos, é preciso lavar de três a quatro vezes por semana. Também é recomendado usar shampoos de limpeza profunda, pelo menos, uma vez ao decorrer das lavagens semanais, mas nunca em todas. Além disso, em lugares abertos, como parques, por exemplo, vale usar um boné ou chapéu para proteger o couro cabeludo do sol", adiciona a hairstylist.


3. Dispensar o protetor térmico, independente da situação
Tais como a pele do corpo e do rosto, os cabelos também precisam de proteção contra os raios solares. Tanto na cidade quanto em outros lugares, o sol pode ser muito prejudicial à saúde dos fios, causando ressecamento e aumento do frizz.


"Antes de sair de casa ou após as lavagens, não se esqueça de aplicar um protetor térmico, sérum, leave-in ou qualquer outro tipo de produto que tenha proteção UV na composição. Dessa forma, os cabelos ficam hidratados e protegidos, evitando danos futuros", finaliza a expert.

FONTE: PUREPEOPLE