96,5 MUTUM
AO VIVO
COMPARTILHE
COM OS AMIGOS!
3 meses atrás - 08/07/2020

Cinquenta respiradores comprados pelo governo chegam em Mato Grosso nesta semana

Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

Os 50 respiradores adquiridos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), têm previsão de chegada em Mato Grosso ainda esta semana. Os equipamentos foram embarcados na manhã desta quarta-feira (08.07), por lotes, no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos (SP), e começarão a chegar a partir desta quinta-feira (09). O transporte será feito gratuitamente pela empresa aérea Azul.


Após reunião entre o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, e a empresa Magnamed Tecnologia Médica S.A – especializada em ventilação pulmonar –, o Governo de Mato Grosso garantiu a entrega desses equipamentos. Os aparelhos foram adquiridos por R$ 44,9 mil (a unidade) e serão utilizados para o tratamento de pacientes com Covid-19 em unidades hospitalares de rede pública.


"Viemos para São Paulo ontem à noite, com o objetivo de finalizar a negociação com essa empresa fabricante de respiradores. Estamos empenhados nessa missão de ampliar a capacidade de leitos no estado, de forma a atender aos casos de coronavírus. Fiz questão de acompanhar todo o carregamento e a retirada dos respiradores até o embarque", declarou o secretário, ao informar que os aparelhos foram acompanhados por escolta policial até o Aeroporto.


Os equipamentos auxiliarão na ampliação dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para o enfrentamento da pandemia pelo coronavírus. De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), a taxa de ocupação está em 93,2% para UTIs, restando apenas 17 leitos disponíveis, e em 44,5% para enfermarias.


Conforme decisão judicial expedida na última quinta-feira (25.06) pelo juiz Roberto Teixeira Seror, da 5ª Vara Especializada da Fazenda Pública de Cuiabá, os respiradores deveriam ser entregues ao Estado no prazo de cinco dias. O não cumprimento acarretaria em aplicação de multa diária no valor de R$ 100 mil.

FONTE: Assessoria