96,5 MUTUM
AO VIVO
COMPARTILHE
COM OS AMIGOS!
3 meses atrás - 04/09/2020

PESCADORES PROTESTAM CONTRA MORTE DE PEIXES NO RIO TELES PIRES

Manifestao
Manifestao

Ontem foi realizada uma nova carreata que circulou por alguns pontos da cidade de Sinop e tem como objetivo protestar contra a morte de peixes no rio Teles Pires, os manifestantes pedem uma posição da administração da usina hidrelétrica que fica localizada próximo ao local atingido. Detalhes sobre o assunto você encontra em nosso áudio:


 


NOTA DE ESCLARECIMENTO:


03.09.20


A Companhia Energética Sinop, concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop, entende que a manifestação realizada nesta quinta-feira é um direito dos pescadores e estimula o diálogo entre as partes. No que se refere às reivindicações, a Companhia esclarece que o projeto para formação do reservatório seguiu todas as obrigações legais de retirada de biomassa baseado em critérios técnicos e científicos amplamente utilizados no Brasil e no mundo e validados pelos órgãos ambientais. Além disso, a Companhia monitora constantemente a qualidade da água e os resultados comprovam que não há qualquer evidência de prejuízo ao ambiente aquático.

A Companhia informa também que mantém em pleno funcionamento um sistema de transposição de peixes aprovado no licenciamento que possibilita a continuidade da migração dos peixes ao longo do rio Teles Pires. Além disso, até o final do ano, será implementado um sistema inovador e de padrões internacionais para a repulsão dos peixes para minimizar episódios como o ocorrido.


A Companhia reforça que cumpre rigorosamente com a legislação e o licenciamento ambiental, seguindo todas as medidas necessárias, e preza pelo compromisso com o meio ambiente e com a geração de energia limpa e renovável.